Colégio Web

O que é Arqueologia?

Publicidade

Os arqueólogos estudam as culturas e sociedades antigas. A arqueologia é uma ciência daquilo que é antigo. As marcas deixadas pelas antigas populações serão analisadas por esse profissional. É o caso de um objeto produzido no passado ou mesmo uma pedra e marca em determinado território.

Tais vestígios serão analisados e, a partir disso, hipóteses são criadas. A respeito de como aquelas pessoas viviam em tais espaços. Os pesquisadores constroem teorias sobre como as sociedades foram evoluindo.

Os campos de trabalho dos arqueólogos são chamados de espaços de exploração. Ali, o pesquisador determina onde é necessário escavar, o que deve ser recolhido e como precisa ser registrado e organizado. Todos os objetos e vestígios.

arqueologia

Em seguida, começa o trabalho de pesquisa. Os materiais trazidos do campo são analisados. A partir daí, são produzidos relatórios para que se possa inclusive construir outras estruturas naquele espaço que já foi explorado.

Antes de se iniciar obras é preciso que se tenha laudos técnicos que comprovem a inexistência de patrimônios históricos ou arqueológicos na região.

Perfil profissional

O bom arqueólogo deve gostar de História, ser curioso, estar sempre preparado para descobrir e investir. As culturas humanas e o processo evolutivo da sociedade são seus objetos de interesse. O mercado de trabalho acolhe profissionais em empresas, espaços ambientais, de ensino, conservação ou museus.

Preservação dos recursos do patrimônio histórico são bem requisitadas pelo público que necessita deste profissional.

Poucas universidades oferecem o curso, que é dividido em disciplinas práticas e também exige um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final dos quatro anos de estudo.

arqueologia

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados