Colégio Web

Logística Empresarial

Publicidade

A Logística é a união de quatro atividades básicas: aquisição, movimentação, armazenagens e entrega de produtos. Mas, que para elas funcionem, é importante que as atividades de planejamento logístico, seja de materiais ou de processos, estejam intimamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing.

O vocábulo: Logística, de acordo com o dicionário Aurélio, vem do Francês Logistique uma área de administração que cuida do transporte e armazenamento das mercadorias. É o conjunto de planejamento, operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações da empresa, integrando e racionalizando as funções sistêmicas, desde a produção até a entrega, assegurando vantagens competitivas na cadeia de distribuição e, consequentemente, a satisfação dos clientes.

A logística empresarial estuda como a administração e pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através do planejamento, organização e controle efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos.

Isto é um assunto vital. É um fato econômico que tanto os recursos quanto os seus consumidores estão espalhados numa ampla área geográfica. Além disso, os consumidores não residem próximos onde os bens ou produtos estão localizados.

Este é o problema que a logística enfrenta, diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física que desejarem.

A logística é a porta pra muitos negócios, por muitas razões, entre elas podemos incluir o alto custo de operação das cadeias de abastecimento. Percebe-se que a tendência das organizações é a horizontalização, atividade em que muitos produtos até então fabricados por determinada empresa do fim da cadeia de fornecimento passam a ser produzidos por outras empresas, crescendo o numero de fontes de suprimento e dificultando a administração desse exercito de fornecedores.

Mercado de trabalho

O profissional estuda e dimensiona sistemas de transportes e de armazenamento de produtos com economia e segurança.

O mercado é promissor, pois a necessidade de planejar o setor é urgente. Mas para isso é preciso saber lidar com algumas situações, como o trânsito caótico das cidades. As empresas que mais buscam profissionais dessas áreas são as empresas transportadoras, automobilísticas, alimentícias e varejistas, pois elas precisam melhorar o tempo e o dinheiro no transporte e estoque de mercadorias.

Para que possa atuar nessa área, o profissional pode trabalhar em diversas funções como:

  • Gerente de logística;
  • Gerente de cadeia de suprimento;
  • Gerente de operações;
  • Supervisor de operações;
  • Supervisor de cadeia de suprimentos;
  • Analista de resultados das operações logísticas;
  • Analista de rotas e meios de transportes;
  • Analista de processos logísticos.

Curso Online

Você pode iniciar seus estudos na área agora mesmo. No iPED, você encontra  um curso básico de Logística Empresarial que certamente é o ideal para te ajudar a dar o “pontapé” inicial na sua carreira, e se você já faz parte da área, aproveite para aprofundar seus conhecimentos e relembrar alguns  conceitos importantes que caíram no esquecimento.

Acesse já e escolha o seu plano: https://www.iped.com.br/gestao-e-lideranca/curso/logistica-empresarial.

Bons estudos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados