Colégio Web

Engenharia Cartográfica

Descubra quais são as funções de um dos profissionais mais antigos do mercado de trabalho.

Mapa feito por um cartógrafo

Mapa feito por um cartógrafo

Publicidade

O cartógrafo, apesar de não ser um profissional muito conhecido no mercado de trabalho, é bastante importante entre as profissões. Sua principal função é juntar dados, transformando-os em mapas, tanto para uso turístico quanto no dia a dia. A palavra cartografia quer dizer (carto = mapa + grafia = descrição).

O seu trabalho é fundamental, por exemplo, para um comandante de vôo que precisa ser orientado durante o seu trajeto ou um turista que precisa conhecer os lugares mais visitados de um local é ai que o profissional especializado em mapa entra,

Para se tornar um cartógrafo, o interessado tem de gostar muito da área de pesquisa, tecnologia e ser bastante atento, pois fazer um mapa não é como antigamente onde era desenhado  em papiros e rochas, hoje, são sofisticados e criados com programas de computadores.

Mercado de trabalho

O cartógrafo pode trabalhar atualizando mapas para vários tipos de destinos ou fazendo programas de rastreamento ou escrevendo guia turístico. Esses mapas, não são compostos somente por desenhos, mas neles tem de ter informações como migração, áreas desmatadas, fluxo de veículos e dimensões de áreas.

Outra opção é trabalhar em escritórios de cartografia, elaborando e prestando serviços para empresas e indústrias. Depois de formado, pode ou prestar concurso, ou trabalhar em empresas privadas.

Alunos desenhando um mapa

Alunos desenhando um mapa

Formação

O estudo necessário para atuar nessa área é Bacharelado em Engenharia Cartográfica, onde a duração é de 10 semestres (5 anos). As principais matérias a serem estudadas são:

– Administração e Organização de Empresas de Engenharia
– Álgebra Linear
– Cálculo I
– Economia de Engenharia
– Estabilidade de Estruturas Geodésicas
– Expressão Gráfica
Física
– Geologia e Geoquímica
– Geometria Analítica
– Geometria Analítica
– Programação aplicada à Engenharia Cartográfica
– Antropologia Cultural
– Geografia Social e Econômica do Brasil
– História da Geodésia e Cartografia

Salário

A média salarial para o profissional iniciante (dependendo da região) é de R$ 2.100,00.

Curiosidade

A profissão de cartógrafo foi muito útil na época das navegações e descobrimento do Brasil entre os séculos  XV e XVI, onde cada pessoa que era especialista em mapas acompanhava os tripulantes nessas navegações para fazer orientação do melhor caminho. Mas, a prática de elaborar mapas nasceu no século XVI, e os primeiros foram do Brasil e do continente americano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados