Colégio Web

Circuito RC-série

Publicidade

Circuito RC – série 

Vejamos um circuito que possui um gerado ideal, representado por G, que irá proporcionar uma tensão constante U, possui também um capacitor de capacitância, representado por C, possui um resistor de Resistência, representado por R e um amperímetro ideal, representado por A. 

vejamos: 

Com base na figura acima, podemos fazer algumas considerações, como por exemplo, se pensarmos em fechar a chave Ch, consequentemente o amperímetro ire indicar que a corrente elétrica da intensidade com o tempo irá decrescer, pois o intervalo de tempo dela é considerado muito pequeno, por este motivo ela é chamada de corrente transitória. 

Já se o amperímetro for à zero, irá indicar que a corrente elétrica foi interrompida. 

O que explica isso é o fluxo de elétrons no sentido anti-horário, existente no circuito, o que faz com que a armadura da parte superior de C, passe pelo resistor representado por R, já o amperímetro A e o gerador G, passam pela parte inferior de C. 

Vejamos a ilustração abaixo: 

Com base na ilustração acima, podemos perceber que entre as armaduras, vai surgindo uma d.d.p, fazendo com que o capacitor ganhe uma carga elétrica e se polarize. Nesta carga, o amperímetro irá indicar zero. 

É importante lembrarmos que em hipótese alguma houve uma passagem de elétrons pelo dielétrico do capacitor.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados