Colégio Web

Fibras

Publicidade

As fibras não alimentam, nem fornecem nutrientes para o organismo, mas são importantes para a saúde. Elas são capazes de prevenir muitas doenças, como por exemplo, o câncer de cólon. Reduzem a taxa do colesterol, diminuindo o risco de problemas no coração. Para quem tem diabete, as fibras ajudam a reduzir o índice de açúcar no sangue e aumentam o índice de insulina.

As fibras favorecem a digestão dos alimentos e um bom funcionamento intestinal.

As fibras são de origem vegetal e são encontrados nas frutas, vegetais, pão integral, nozes, legumes, cereais integrais e farelos.

Elas ajudam no emagrecimento, pois podem fazer parte de uma dieta balanceada. As fibras empurram a gordura do corpo através do sistema digestivo, para que ela seja menos absorvida. 

Mas vale lembrar que o consumo deve começar progressivamente, pois aumentos rápidos de fibras na dieta podem provocar gases e diarréia, além de poder dificultar a absorção de alguns minerais. 

As fibras que são formadas de celulose são aquelas que além de serem formadas de celuloses de vegetais, nós não conseguimos digeri-las. São essas fibras que formam o esqueleto dos vegetais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados