Colégio Web

Você sabe o que significa a palavra “biodegradável”?

Publicidade

Ouvimos todos os dias no noticiário informações sobre sustentabilidade, conservação do meio ambiente e tantas outras. Mas você sabe o que é ser biodegradável? Qual a importância dos produtos biodegradáveis? O que causam para o meio ambiente? Vamos conhecer a resposta para todas essas perguntas aprendendo sobre o que devemos usar e comprar e como podemos ajudar o meio ambiente!

Definição de Biodegradável

Existe uma grande diferença entre ser biodegradável e não biodegradável, não é mesmo? Vamos entender primeiramente o que é a palavra “biodegradável”.

Se separarmos a palavra “bio” que significa vida e “degradar” que significa deteriorar ou diminuir gradativamente, entendemos que biodegradável seria a vida em deterioração; mas de acordo especialistas a palavra biodegradável é o termo dado para a decomposição natural de materiais no ambiente. Essa decomposição pode ser feita também com a ajuda de bactérias e fungos. Os produtos feitos de forma biodegradável utilizam materiais renováveis (são recursos naturais em que suas fontes são retiradas da natureza e entendemos como fontes inesgotáveis que se regeneram ou que se recompõe de forma contínua e rápida). Entendemos como recursos renováveis, o vento, a água, as ondas do mar, as árvores e etc. O produto biodegradável possui em sua composição componentes naturais de plantas e animais. Esse tipo de produto é benéfico ao meio ambiente.

Biodegradabilidade

Para entendermos melhor, vamos exemplificar um material biodegradável: o papel. O papel é feito da madeira das árvores, que após serem retiradas da natureza outras devem ser plantadas em sua substituição. O papel é um material natural que pode ser perfeitamente reciclado retornando para a natureza de forma natural e até mesmo em forma de papel novo. Várias outras plantas estão sendo estudadas em substituição a produtos químicos, diminuindo a degradação e poluição do meio ambiente.

Quando alguns produtos não degradáveis estão em decomposição em aterros sanitários eles emitem gases que podem prejudicar e causar ainda mais o efeito estufa na camada de ozônio.

Como podemos ajudar o meio ambiente?

Biodegradável

No Brasil, na maioria dos estados, várias leis foram aprovadas determinando o uso de sacos ecológicos ou biodegradáveis, as conhecidas “sacolinhas”, com o objetivo de amenizar os impactos causados no meio ambiente. Esses sacos são feitos de materiais que se decompõe em contato com a luz, a umidade e o oxigênio. Todos os estabelecimentos como padarias, supermercados, drogarias, lojas tiveram que se adequar as novas regras.

Já podemos ajudar o meio ambiente na hora das compras utilizando produtos biodegradáveis como utensílios da cozinha, sabão, detergentes, plásticos, sacos plásticos, limpadores, entre muitos outros, além de reciclar o que for possível.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados