Colégio Web

Visão Panorâmica sobre o Corpo Humano

Publicidade

O nosso corpo é formada por partes internas e externas. As partes externas do nosso corpo são formadas pela cabeça, tronco, membros e pescoço. Na nossa cabeça temos os olhos, as orelhas, o nariz, a boca e o cérebro. O pescoço junta a cabeça ao tronco. O tronco é formado pelo tórax, abdome e coluna vertebral. Os membros se dividem em membros superiores e inferiores. Os membros superiores são os nossos braços e as mãos. Os membros inferiores são as nossas pernas e os pés.

O corpo é revestido por uma camada bem fina que chamamos de pele. A pele serve para a proteção dos nossos órgãos. Os órgãos ficam na parte interna do nosso corpo. Cada parte do nosso corpo é importante e realiza tarefas distintas, mas estão interligadas.  O nosso corpo funciona como uma máquina e todas as peças precisam estar em perfeitas condições de uso para que todas as tarefas sejam realizadas.

Quando olhamos no espelho vemos somente a parte externa do nosso corpo. As partes internas ficam dentro do corpo humano e essas partes recebem o nome de órgãos.  Os órgãos funcionam de forma interligada, ou seja, um órgão depende do outro para funcionar. Todos os órgãos em conjunto realizam as tarefas.

Quais são e como funcionam os nossos órgãos?

O cérebro comanda todas as ações do corpo humano. Ele interpreta todos os comandos e responde nossos estímulos por meio das nossas ações.

Os pulmões são os responsáveis pela respiração, ou seja, pela entrada e saída de gases no corpo. Não sobrevivemos se não respirarmos.

O coração tem a função de bombear o sangue para todas as partes do corpo.

O estômago, o intestino grosso e delgado e o fígado possuem a função do processo de digestão dos alimentos que ingerimos.

Os rins filtram as impurezas do sangue, que ficam armazenadas na bexiga e são eliminadas pela urina.

Corpo Humano

Os ossos e os músculos

Os ossos e os músculos servem para dar sustentação e permitem todos os nossos movimentos. Todos os ossos de nosso corpo formam o esqueleto. Eles servem para sustentar e proteger os órgãos internos.

Para ligar os nossos ossos entre si, a fim de que eles não fiquem soltos e caiam, temos as articulações. As articulações ajudam a fazer o movimento de dobrar as partes do corpo como o cotovelo, os joelhos e os pulsos.

Os músculos são responsáveis pelos movimentos do corpo. Contraímos e relaxamos a musculatura quando realizamos a maioria de nossas atividades como correr, falar, sorrir, mastigar, escrever e tantas outras ações que fazemos durante todo o dia.

Quando realizamos atividade física estamos exercitando toda a musculatura do corpo e também relaxamos a nossa mente. Por esse motivo é tão importante a realização de atividade física principalmente quando chegamos numa idade mais avançada.

Cuide muito bem do seu corpo realizando atividade física diariamente, se alimentando de forma saudável, brincando, lendo um prazeroso livro e estudando muito.

Todas essas ações ajudam o bom funcionamento dos nossos órgãos internos e externos.

No próximo artigo escreveremos sobre os cinco sentidos!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados