Colégio Web

Sistema Solar – Origem e Formação

Vamos entender a origem do sistema solar e como se organiza. Sua origem é ainda um dos mistérios mais intrigantes para o homem! Confira todos os detalhes.

Publicidade

Vamos entender a origem do sistema solar e como se organiza. Sua origem é ainda um dos mistérios mais intrigantes para o homem que estuda a formação do sistema solar e como ele se organiza.

Origem do Sistema Solar

Os cientistas reconhecem que a formação do sistema solar deve ter por volta de cinco bilhões de anos e surgiu de um redemoinho de nuvem de gás e poeira. Essa nuvem é conhecida como Nuvem Solar Primitiva, e foi a partir desse momento, que houve o início da formação do Sistema Solar.

Organização do Sistema Solar

O sistema solar é formado pela estrela central o Sol, os oito planetas, satélites, asteroides, cometas e meteoros. Esse conjunto todo é denominado de Sistema Solar.

Mencionamos oito planetas, pois o planeta plutão por ser muito pequeno e por ter estruturas bem diferentes dos demais planetas foi entendido pela União Astronômica Internacional como um planeta-anão ou planetoide. Essa alteração ocorreu a partir de 2006 quando houve a mudança nos critérios para a definição de um planeta.

Sistema Solar

Planetas

Entendemos por planeta um astro sem luz própria. Mas o que é astro? Entendemos como astro um corpo celeste que gravita pelo espaço. E o que seria gravitar? Gravitar é o mesmo que girar em torno. Os planetas giram em torno do sol e em torno de si mesmos.

Cada planeta do sistema solar possui uma distância em relação ao sol. Os planetas mais próximos do sol suportam um imenso calor como os planetas Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Esses planetas são pequenos globos rochosos e compactos formados por materiais semelhantes entre si. Já os planetas maiores como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são formados de gases e líquidos por estarem mais distantes do sol. Plutão é um planeta-anão e possui gases congelados em sua superfície.

Satélites

Os satélites são astros menores e opacos que ficam em órbita de alguns planetas. A lua é o satélite natural da Terra e podemos enxergá-la à noite devido ao reflexo da luz do sol.

Asteroides

Os asteroides são milhões de pequenos corpos rochosos e metálicos que se movem entre os planetas rochosos e os gasosos. Eles permanecem em órbita do sol.

Cometas

Os cometas possuem em sua composição partículas de rochas, gelo e gases que possuem órbitas muito alongadas. Os cometas estão entre os menores corpos do Sistema Solar. Os cometas são opacos e somente se iluminam quando estão próximos ao Sol, porém quanto mais próximo do sol, mais próximo do fim. Isso porque o gelo e outros materiais de sua composição começam a derreter deixando um rastro de poeira.

O mais famoso cometa foi o cometa Halley, que em abril de 1986 pôde ser visto a olho nu pelos brasileiros. Foi o primeiro cometa a ter a sua periodicidade conhecida. Ou seja, os pesquisadores e astrônomos durante muitos e muitos anos descobriram que esse cometa faz sua órbita em torno do sol a cada 76 anos aproximadamente. Sendo assim, poderemos vê-lo novamente somente em 2062.

Meteoros

Os meteoros são minúsculos corpos sólidos e possuem o tamanho de um grão de areia e muitas vezes são atraídos pelos planetas. Um exemplo de meteoro são as estrelas cadentes. Quando observar uma estrela cadente passando no céu não se esqueça de fazer um pedido!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados