Digite o que você quer buscar:  
Home » Trabalhos Escolares » Biologia » Interação do Sistema Endócrino e Sistema Nervoso
Postado em 08/10/2007 14:16

Interação do Sistema Endócrino e Sistema Nervoso

Aumentar fontes para melhor leitura Diminuir fontes para melhor leitura

Os sistemas endócrino e nervoso atuam na coordenação e regulação das funções corporais. Enquanto as mensagens nervosas são de natureza eletroquímica, as mensagens transmitidas pelo sistema endócrino têm natureza química – os Hormônios. São substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas que se distribuem pelo sangue, modificando o funcionamento de outros órgãos, denominados órgãos-alvo.

Depois que um hormônio é liberado na corrente sangüínea, não há como apressar sua remoção; ele continua agindo enquanto estiver circulando.

Os hormônios influenciam praticamente todas as funções dos demais sistemas corporais. Freqüentemente, o sistema nervoso interage com o endócrino, formando mecanismos reguladores bastante precisos. O sistema nervoso pode fornecer ao endócrino a informação sobre o meio externo, ao passo que o sistema endócrino regula a resposta interna do organismo a esta informação.

Além de exercerem efeitos sobre órgãos não-endócrinos, alguns hormônios, denominados trópicos, atuam sobre outras glândulas endócrinas, comandando a secreção de outros hormônios. Os principais hormônios trópicos são produzidos pela hipófise. São eles:

1. Tireotrópicos: atuam sobre a glândula endócrina tireóide.

2. Adrenocorticotrópicos: atuam sobre o córtex da glândula endócrina adrenal (supra-renal)

3. Gonadotrópicos: atuam sobre as gônadas masculinas e femininas.


Publicidade

Recomendados para você

Comentários

Publicidade