Colégio Web

Do que é formado o solo?

No solo encontramos os seguintes componentes: areia, argila, calcário e humo. Entenda cada um deles e descubra de vez como o solo é formado!

Publicidade

Há milhares de anos, na superfície do planeta Terra, somente existiam rochas compactas. Com o passar do tempo, elas foram se decompondo e se misturando com restos de animais e vegetais dando origem ao solo.  Portanto, o solo é formado por fragmentos de rochas misturados com restos de animais e vegetais até se tornarem terra.

As rochas vão se decompondo lentamente com a ação da água das chuvas, dos rios, da ação do vento e plantas. Esses fragmentos são levados pelo vento e pelos rios para outros lugares formando vários tipos de solo.

Componentes do solo

No solo encontramos os seguintes componentes: areia, argila, calcário e humo. Vamos entender cada um deles e como podemos utilizá-los!

Areia

A areia é formada por partículas de minerais de quartzo e de sílica. Você já reaparou que a água do mar quando invade a areia é rapidamente absorvida? Isso acontece porque o tamanho das partículas que formam a areia é grande. Quando as partículas se juntam, deixam espaços vazios por onde a água atravessa as camadas superficiais depositando nas camadas mais profundas.

Argila

Conhecemos a argila também pelo nome de barro ou lama. A argila é uma substância natural que em sua composição apresenta diversos minerais diferentes como ferro, alumínio, magnésio, cálcio e sílica.  Os solos ficam cobertos de poças de água em função das chuvas, e quando a água evapora, o solo seca e a argila aparece.  Existem vários tipo de argila: branca, vermelha, verde, preta, marrom e amarela.  Ela é impermeável, pois suas partículas são unidas e fecham os poros por onde a água passa.

A argila branca é usada na fabricação de azulejos, xícaras e louças em geral. A argila vermelha é usada para a fabricação de tijolos, telhas, moringas e panelas.  Você já experimentou alimentos preparados em panela de barro? O sabor é delicioso!

A argila também é empregada em atividades e objetos artesanais, além de ser usada para tratamento de beleza como cosméticos.

Calcário

O calcário são rochas formadas por mineral calcita, magnésio e carbonato de cálcio. Ele é encontrado no solo e é permeável. Usam-no na fabricação de cimento, cal, gesso, giz, entre outros. Podemos encontrar calcário também nos seres vivos como é o caso da concha do caramujo e do marisco.

Humo

O humo é formado por restos de vegetais e animais em decomposição e transformados em sais minerais usados como adubo para as plantas.  O solo fértil deve ter humo para servir ao plantio.

Solo

O que é mais permeável a areia ou a argila?

Ponha o funil sobre a boca de um frasco e coloque um pouco de algodão no gargalo. Derrame areia sobre o algodão e a seguir ponha água à vontade. Note como a água passa pelo funil.

Depois você pode experimentar substituindo a areia pela argila. Observe e anote. Você verá que o resultado não será o mesmo! Nessa situação a água encontrará maiores dificuldades para passar.

Conte aos seus amigos a sua experiência e ao seu professor. Eles também poderão realizar a experiência em sala de aula.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados