Colégio Web

Qual tipo de fauna existe na Caatinga Brasileira?

Publicidade

O Brasil é um país que possui uma fauna muito diversificada. Cada região tem o seu ecossistema, que são determinados de acordo com as condições climáticas, influência do homem entre outros. Aqui nós encontramos lugares extremamente tropicais, outros que são bem gelados. Essa variedade é o que possibilita a sobrevivência de diferentes tipos de animais.

Dessa forma, nosso país tem uma serie de animais que se desenvolvem nesses diferentes meios. Aqui no país do futebol, nós encontramos a maior biodiversidade do planeta. São aproximadamente 524 espécies de mamíferos, 517 de anfíbios, 1.677 de aves e 468 de répteis. E o mais interessante é que muitos só existem aqui no Brasil.

O número de animais encontrados exclusivamente por aqui são: 131 espécies de mamíferos, 294 de anfíbios, 191 de aves e 468 de répteis. É uma grande quantidade, o que mostra quão importante é preservar o meio onde eles vivem.

Fauna na caatinga

Caatinga Brasileira

A caatinga brasileira envolve os estados do Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará e Paraíba, além de algumas áreas da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Sergipe. E também se localiza entre a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado. As temperaturas são sempre altas e as chuvas são exceção, isso torna seus solos pedregosos e secos.

Embora seja um bioma com certa peculiaridade e falta de água, nós encontramos nesse ambiente, uma quantidade considerável de animais. São cerca de 148 tipos de mamíferos, 510 espécies de aves, 45 de anfíbios, 235 de peixes e 153 de répteis. Entretanto, esse bioma é pouco estudado e habitado. Ele possui a menos quantidade de unidades de conservação do país.

Animais ameaçados de extinção e endêmicos

A caatinga é um bioma extremamente rico, porém pouco estudado. Existe por lá aproximadamente 20 espécies de animais em extinção. Podemos colocar nessa lista a onça-parda, urubu-rei, tatu-bola, arara-azul-de-lear, soldadinho-do-araripe,entre outros.

Nós também encontramos os animais endêmicos da região da caatinga, como o jacaré do papo amarelo, perereca-de-capacete, arara-azul-de-lear, soldadinho-do-araripe, calango-de-cauda-verde e preguiça-de-chifres.

A ação do homem

Caatinga Brasileira

Nós sabemos que o homem busca recursos para sobrevivência provenientes da natureza. É a lei da vida, porém, esse tipo de ação deveria ser feita com cautela, projetando o futuro já que o homem é um ser racional. Infelizmente, nosso ecossistema sofre com a influência negativa do homem.

Da mesma maneira de outros biomas brasileiros, a caatinga vem sendo castigada pela influência negativa do homem. Desmatamento e outras ações predatórias como, caça e ação humana desordenada.

A extensão das áreas de criação de gado, por exemplo, é um dos problemas mais graves atualmente. Se não existirem planos de preservação, nós vamos acompanhar a extinção de diversas espécies, não só de animais, mas também de vegetais típicos desse bioma. O desmatamento também é um problema que já está deixando suas marcas, pois, está aumentando a desertificação na caatinga.

O importante é saber que esse ambiente precisa ser preservado. A caatinga é um bioma exclusivo do nosso país, portanto não podemos deixa-lo acabar por nossas próprias mãos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados