Colégio Web

O que são sambaquis?

O sambaqui é uma palavra de origem indígena, mais especificamente, de origem tupi-guarani e possui como significado amontoado ou monte de conchas.

Publicidade

Você sabe o que são sambaquis? Não?! Então vamos descobrir o que são eles! Talvez você já tenha visto alguns sambaquis em algumas regiões litorâneas do nosso imenso país!

Origem do Sambaqui

O sambaqui é uma palavra de origem indígena, mais especificamente, de origem tupi-guarani e possui como significado amontoado ou monte de conchas. Os sambaquis também são conhecidos como cascais, concheiros, casqueiros e berbiqueiros. Em inglês, recebe o nome de shell-mounds. Eles são encontrados mais facilmente pelo litoral do oceano Atlântico ao invés do oceano Pacífico.

Sambaquis

Formação dos Sambaquis

No Brasil, há cerca de 5000 anos, os sambaquis foram construídos por povos que viviam próximos as regiões litorâneas e consumiam, para a sobrevivência, os moluscos e peixes que pescavam próximos aos rios e mares. Esses povos representavam uma cultura única com seus hábitos e costumes; eram povos sedentários. Utilizavam de vários recursos como a pesca e a confecção de objetos (colares, enfeites, casos, utensílios) com vários tipos de materiais como madeira, conchas, couro, fibra, ossos de animais (peixes, tubarões, macacos, porco-do-mato).

Esses povos descartavam as conchas de moluscos que formavam as imensas montanhas.  Sendo assim, entendemos que os sambaquis são formações rochosas construídas pelo homem que chegam a medir até 100 metros de diâmetro e em sua constituição encontravam restos de animais, ossos humanos, ferramentas e materiais orgânicos, que provavelmente, eram utilizadas por esses povos. Claro, que para que essa formação tenha chegado ao que é hoje, foi necessário anos, milhares de anos para formação atual – as grandes montanhas.

Os sambaquis estão espalhados por todo o mundo como os países da Europa, da América e da África e no Brasil. Os maiores encontram-se no estado de Santa Catarina, mas podemos também encontrar os sambaquis em toda a faixa litorânea, inclusive, de São Paulo como São Vicente e Iguape.

Sambaqui

Os arqueólogos, em suas pesquisas, entendem que é bem provável que os sambaquis eram usados como abrigo ou habitações para diversas populações. Vários utensílios, objetos e ossos foram encontrados em escavações. São importantes fontes de estudo, principalmente, para entendermos a vida dos primeiros povos e como se organizavam em todo o território brasileiro, como era a alimentação e quais os conhecimentos que possuíam sobre a natureza, os animais e as doenças da época.

Como esses povos mudavam de lugar para a sua sobrevivência deixavam o local, ou até mesmo pela ocupação de novos grupos ou tribos que invadiam o lugar em busca de alimento e abrigo. Os sambaquis são fontes de minerais como o calcário, sendo assim, excelentes na época, para construção de casas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados