Colégio Web

O que são animais eutérios?

Publicidade

Muitas pessoas já ouviram falar dos animais placentários, que seriam diferentes, entre outras coisas, dos animais marsupiais (cangurus e coalas, por exemplo), mas o que poucas pessoas sabem é que eles são conhecidos também pelo nome de animais eutérios.

Portanto, para esclarecer melhor o que vem a ser os animais eutérios, nós vamos dar detalhes sobre esta subclasse de animais que é uma das mais numerosas do mundo e que é o grupo do qual fazem parte simplesmente 95% dos mamíferos da terra.

Desenvolvimento embrionário único

Eutérios

Os animais eutérios são os animais que apresentam o desenvolvimento embrionário essencialmente dentro da cavidade abdominal, sendo que tudo se dá praticamente dentro do útero materno.

Por ter suporte feito pelos anexos presentes, como a placenta (daí o nome de placentários), o saco vitelínico, âmnio, cavidade amniótica e o cordão umbilical, estes animais apresentam um tipo de gestação bem peculiar.

É durante a fase embrionária que o organismo que foi gerado pelo ato sexual passa a receber todos os nutrientes, além do oxigênio, para que seu completo desenvolvimento possa se dar normalmente, até o momento em que o seu nascimento venha a ocorrer.

Principais ordens dos animais eutérios

Há algumas ordens de animais eutérios, sendo que uma das mais importantes é a dos edentados, que são animais que não têm dentes, ou então que apresentam pouquíssimos dentes, mas que em compensação apresentam grandes garras.

Dentre estes animais edentados, nós podemos destacar algumas espécies famosas e conhecidas, como o tamanduá, a preguiça e o tatu, por exemplo.

Lagomorfos são animais de outra ordem de animais eutérios, que apresentam dois pares de dentes incisivos em sua maxila, sendo que um par é mais proeminente e outro é menos proeminente.

Exemplos de animais lagomorfos não faltam, mas os mais comuns são os coelhos e as lebres, que são muito comuns em várias partes do mundo.

Outra ordem de animais eutérios muito conhecida é a dos roedores, que são animais que possuem dois pares de dentes incisivos na maxila, que sempre crescem para que estes animais possam roer continuamente os alimentos que buscam todos os dias.

Animais Euterios

Há muitos exemplos roedores, sendo que o mais famoso de todos é o rato, mas há também o porquinho da índia, assim como a capivara, que é simplesmente o maior roedor de todos no mundo.

Carnívoros são os animais eutérios que apresentam dentes caninos muito proeminentes e bem desenvolvidos, feitos para animais predadores, que precisam perfurar e rasgar a carne de suas presas.

Exemplos também não faltam de animais eutérios carnívoros, como o leão, o tigre, a hiena, o lobo, o cão, a hiena e por aí vai.

Primatas são também animais eutérios, caracterizados pela presença de mãos e pés que apresentam cinco dedos distintos e muito adaptados à apreensão, além de também apresentarem postura ereta ou semiereta e uma cabeça que forma um ângulo reto com o pescoço.

Exemplos de animais primatas são os macacos em geral, como o chimpanzé, o gorila ou mico-leão, além do ser humano.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados