Colégio Web

Mutação, seleção natural e a reprodução

Publicidade

Na natureza, observamos muitos animais e vegetais, e percebemos muitas diferenças entre eles.  Essas diferenças são explicadas pela Ciência como seleção natural e mutação. Vamos entender melhor como funciona cada um desses processos!

O que é mutação?

Mutação é a mudança provocada nas células sexuais, em caso de animais, espermatozoides e óvulos, transmitida aos seus descendentes. Vários são os agentes que provocam essa mudança. Para que você possa entender melhor, vamos exemplificar: se cortarmos a cauda de um rato, seus filhotes nascerão com cauda.

Mutação

O que é Seleção natural?

Seleção natural é a adaptação de cada espécie ao meio ambiente em que vive em que ocorrerá a sobrevivência do mais apto.

O que é reprodução?

Entendemos por reprodução o processo de perpetuação de cada espécie.

Tipos de reprodução

Reprodução

Existem dois tipos de reprodução: a assexuada e a sexuada.

A reprodução assexuada é aquela em que o indivíduo se reproduz sozinho, sem a necessidade de um companheiro. Nesse tipo de reprodução, os descendentes são iguais, salvo se houver mutação. Esse tipo de reprodução é mais prático e rápido. Existem alguns tipos de reprodução assexuada que aprenderemos a seguir: bipartição, brotamento e estaquia.

  • Bipartição: é o processo de reprodução em que há indivíduos que sofrem uma divisão ao meio, originando dois. O indivíduo original desaparece e resurge nos filhos.
  • Brotamento: é o processo de reprodução em que alguns seres se reproduzem por meio de broto.
  • Estaquia: é o processo de reprodução em que plantas se reproduzem assexuadamente por estacas. O processo consiste em cortar uma estaca de caule e replantar originando nova planta. Outras plantas se reproduzem por meio das folhas. Exemplos: roseira, mandioca, begônia, violeta e outras.

Curiosidade quanto à regeneração de animais

Alguns animais podem regenerar parte de seu organismo.  Essa que podem ser amputadas, sem que prejudique os animais, são a cabeça de uma minhoca, as pinças de uma lagosta e de um caranguejo, o braço de uma estrela do mar e a pata de uma aranha. Quanto mais complexo for o animal, menor será o seu poder de regeneração.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados