Colégio Web

Lesmas

As lesmas são moluscos gastrópodes pulmonados da sub-ordem Stylommatophora.

Publicidade

As lesmas são moluscos gastrópodes pulmonados da sub-ordem Stylommatophora. Distinguem-se dos restantes gastrópodes, em particular dos caracóis, pela inexistência de concha externa proeminente. 

O corpo das lesmas é constituido por manto, pé e cabeça com um par de tentáculos ópticos e um par de tentáculos sensoriais, ambos retrácteis. São bastante sensíveis à desidratação e algumas também são sensiveis à luz. 

As lesmas, não exclusivamente no mundo animal, são seres hermafroditas. Caracterizam-se pelo fato de que, durante o seu desenvolvimento, a massa visceral sofre uma torção de 180 graus (característica dos moluscos gastrópodes), enrolando-se sobre si mesma. Assim, adotam a forma espiral tão característica da concha dos caracóis. 

As lesmas são um problema sério em várias culturas, hortas, pomares e jardins. Alimentam-se de uma grande variedade de plantas, devorando tanto as raízes quanto a parte aérea, sempre no período da noite. Sabe-se que o local está infestado por lesmas pela observação dos rastros de muco que ficam no chão cimentado e muros.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados