Colégio Web

Hipocondria

Hipocondria é o desnecessário medo de ter uma doença com sérias complicações.

Publicidade

hipocondria é o desnecessário medo de ter uma doença com sérias complicações. Pois mesmo depois de confirmado clinicamente que não há nenhum problema, e com a palavra de seu médico, o paciente prefere acreditar que os exames estão errados. Em alguns casos, ele se acalma, mas após alguns dias, passa a ter outras preocupações.

O medo que o paciente sente é tanto, que ele passa a sentir todos os sintomas de uma doença, sente uma grande ansiedade, mal-estar, acompanhado pelo medo de morrer. Essas pessoas vivem fazendo exames, e fazendo consultas em médicos especialistas, procurando uma maneira para acabar com a sua ansiedade.
Em certos casos os hipocondríacos escolhem alguma região do corpo ou um órgão para ter as desconfianças de doença. Muitas vezes alguns sinais normais do corpo provocam pânico nestes pacientes.

Em momento algum passa pela cabeça dos hipocondríacos, que na realidade o que eles têm é um problema psicológico, por isso que o tratamento é complicado, pois ficam revoltados quando algum parente ou médico sugere que procure um psicólogo, eles se sentem incompreendidos por todos. Por este motivo é que até hoje não se conhece nenhum medicamento para hipocondria, nem a percentagem da população que sofre desta doença.
Somente o que se indica para esses casos é a psicoterapia, que poderá ajudar o paciente a ir compreendendo a sua real situação e conseguir se curar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados