Colégio Web

Furúnculo

O furúnculo é causado pela bactéria estafilococos. É quando causa uma infecção na pele provocando uma necrose, que é a destruição da cavidade onde nasce o pêlo, a bactéria entra no folíolo e causa uma infecção.

Publicidade

O furúnculo é causado pela bactéria estafilococos. É quando causa uma infecção na pele provocando uma necrose, que é a destruição da cavidade onde nasce o pêlo, a bactéria entra no folíolo e causa uma infecção. Ele não é um problema grave, apenas causa desconforto à pessoa que o “possui”. 

Ele começa com um caroço dolorido, vermelho e duro nas partes do corpo onde mais se tem pêlos, como axilas, virilha, rosto, pescoço e nádegas. Quanto mais profunda for à infecção, maior será o furúnculo. 

Depois de alguns dias o furúnculo se rompe, as dores vão se aliviando, a ferida cicatriza e deixa uma mancha escura na pele no lugar dela. 

Não se podem espremer os furúnculos, pois corre o risco das bactérias entrarem na corrente sangüínea e causar infecções em outras partes do corpo. 

As roupas podem ser um tipo de transmissão. Em algumas vezes ocorre uma dispersão da infecção e a o furúnculo se torna bem maior. Neste caso ele é denominado carbúnculo. 

O tratamento dos furúnculos é à base de antibióticos e aplicações de calor no local, pois com a quantidade de calor no lugar da lesão o sistema imune consegue combater a infecção.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados