Colégio Web

Entenda o que são lobos cerebrais

Publicidade

O cérebro humano é uma estrutura extremamente complexa. Cada elemento que o forma é importante para alguma função vital do organismo.

Entender como ele funciona pode ser um grande desafio tendo em vista a quantidade de elementos e funções que o órgão possui.

O cérebro humano pode ser dividido superficialmente em quatro partes, cada uma com uma função específica. Essas divisões são chamadas de lobos cerebrais.

Lobo frontal

Localizado bem na frente do cérebro, na região da testa, o lobo frontal é a área responsável pelo planejamento de ações e pelo movimento. A região também é responsável pela fala, pela escrita e pela linguagem articulada.

Dos quatro lobos, o frontal é aquele que possui a maior importância cognitiva de todos.

Lobos Cerebrais

É nele que estão localizados o córtex motor e o córtex pré-frontal. O primeiro controla as atividades motoras voluntárias e o segundo é o responsável pela aprendizagem motora e também pelos movimentos de precisão.

Lesões no córtex motor podem causar fraqueza muscular e até paralisia, enquanto danos no córtex pré-frontal podem prejudicar o planejamento e a velocidade de movimentos automáticos, como a fala e os gestos.

Lobo occipital

Na parte inferior do cérebro, o lobo occipital fica coberto pelo córtex cerebral. Ele é responsável essencialmente pela visão, por isso também é conhecido como córtex visual.

Entre suas funções também estão o processamento e a percepção da visão.

Ele possui diversas subáreas que processam os dados visuais recebidos do exterior e identificam as diversas características que uma determinada informação pode ter. Cada zona é especializada em um detalhe em particular.

Como, por exemplo, a percepção de cor, movimento, profundidade e distância, entre outras características.

A curiosidade é que o significado daquilo que enxergamos não é enviado para nós pela área visual. Ele é, na verdade, transmitido por meio de outras áreas do cérebro, que se comunicam com a área visual.

Lesões no lobo occipital causam uma deficiência conhecida como agnosia, a impossibilidade de reconhecer objetos, palavras e até rostos de pessoas conhecidas.

Lobo temporal

Localizado na área acima das orelhas ele reúne as funções da audição e principalmente da memória.

Entenda o que são lobos cerebrais

Também é responsável pelos sons, pela compreensão da linguagem e pela atenção.

Lobo pariental

Também na região superior do cérebro, o lobo pariental possui duas subdivisões: a anterior e a posterior. No geral, é responsável por coordenar as sensações da pele.

A primeira, que também é conhecida como córtex somatossensorial, tem a função de viabilizar a recepção de sensações que vem do ambiente, sensações exteriores ao corpo, como o tato, a dor e a temperatura.

Essas informações são recebidas por órgãos táteis, como os lábios, a língua e a garganta para posteriormente serem enviadas ao lobo pariental.

Já a zona posterior é uma área secundária. Ela é a responsável pela análise, pela interpretação e pela integração das sensações que foram recebidas pela zona anterior, que é uma zona primária.

É ela que permite a localização no espaço e o reconhecimento de objetos por meio do tato.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados