Colégio Web

Crocodilo de água salgada – Maior réptil do mundo

O maior réptil do mundo é da família do jacaré e do aligátor. O seu nome é crocodilo de água salgada! Confira todos os seus detalhes.

Publicidade

Bom, digamos que você já sabe qual é o maior mamífero do mundo (a baleia azul), e digamos que você já sabe qual é a maior ave do mundo (o avestruz africano), e também digamos que você já sabe qual é o maior peixe do mundo (o tubarão baleia).

Agora só lhe falta saber qual é o maior réptil do mundo, para conhecer todos os pesos-pesados do reino animal. Vamos conhecer qual é esse réptil?

Crocodilo de água salgada: o gigante de água salgada

O maior réptil do mundo é da família do jacaré e do aligátor. O seu nome é crocodilo de água salgada, que também conhecido como crocodilo marinho ou crocodilo poroso.

Esse formidável animal, cujo nome cientifico é Crocodylus porosus pode medir até 7 metros de comprimento e pesas mais de 1500 kg, sendo que os machos são bem maiores do que as fêmeas.

Nas regiões em que esse poderoso animal circula, os encontros com o ser humano podem ser extremamente letais, já que ele possui um humor bastante instável, o que pode resultar em ataques, que geralmente têm consequências fatais.

Crocodilo de Agua Salgada

Habitat do crocodilo de água salgada

As zonas habitadas pelo crocodilo de água salgada são o litoral norte da Austrália, a costa leste da Índia, o litoral de Bangladesh, de Mianmar e da Tailândia.

Os animais se notabilizam por ficar mais nas águas salgadas dos oceanos Índico e Pacífico, mas também são vistos em rios que desembocam nesses oceanos.

Normalmente, gostam de passar as tardes ensolaradas se aquecendo nas praias, onde muitos indivíduos podem ser vistos tomando banho de sol, lado a lado.

Alimentação do crocodilo de água salgada

Como praticamente todas as espécies de crocodilos e jacarés, o crocodilo de água salgada é essencialmente carnívoro, se alimentando de presas que vão tomar água em rios ou que frequentam a região costeira dos locais habitados por ele.

Crocodilo Agua Salgada

Entre suas presas mais comuns estão: anfíbios, peixes, aves pernaltas, tartarugas marinhas, macacos, antílopes e até mesmo búfalos indianos.

Reprodução do crocodilo de água salgada

A reprodução do crocodilo de água salgada, assim com das outras espécies, se dá durante a estação das chuvas, mas úmida, que nas regiões habitadas por ele, se dá entre os meses de março e novembro.

Os machos delimitam zonas territoriais que são defendidas por meio de brigas terríveis com outros machos desafiantes, para decidir quem terá o direito de acasalar com as fêmeas que habitam essas zonas.

As fêmeas colocam de 40 a 60 ovos em ninhos feitos de lama, ramos e areia, onde são enterrados para eclodirem após 90 dias de incubação.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados