Colégio Web

Como funciona o aparelho urinário?

1Os diversos problemas urinários que afetam a população passam por um longo processo de reeducação para a promoção da saúde. Em um país com temperaturas tão elevadas como o Brasil, o consumo regular de água, por exemplo, acaba sendo uma questão de extrema importância para que se evitem infecções urinárias e mesmo processos que afetem diretamente a saúde dos rins.

Publicidade

E, para entender melhor como funciona esse aspecto do organismo, vamos compreender o que é o sistema urinário. É ele o responsável para que se tenha a remoção das substâncias que estejam em excesso no corpo humano ou quando se deseja eliminar substâncias tóxicas do organismo por meio da urina. Na composição do sistema urinário, três órgãos são essencialmente vitais e importantes: rins, ureteres, bexiga urinária e uretra.

Os rins vão possuir um formato parecido com o de um grão de feijão. Ficam localizados na região do abdome, um em cada lado. Neles, o sangue humano passa por um processo de filtragem e, ao final, resta a produção da urina. É esse líquido que vai apontar os níveis de água e uréia de cada indivíduo. Há momentos em que a urina pode estar com forte odor ou mesmo cor amarela concentrada. Daí a importância de que se beba muita água ao longo do dia para que a urina fique mais clara e sem odores. Trata-se, neste caso, de maior diluição da urina e mais saúde para a pessoa.

O caminho da urina

2E qual o caminho da urina em nosso corpo? Por onde ela passa? O que explica a nossa vontade quase incontrolável de fazer o tal do “xixi”? Vamos entender: quando sai do rim, a urina acaba passando pelos ureteres. Daí, ela chegará à bexiga que é uma região bem elástica. Nela, boa parte da urina fica bem armazenada. É nesse momento que sentimos aquela maravilhosa vontade de ir ao banheiro. Quando a urina está na área da bexiga, quem faz o processo de saída da urina é a uretra. Para a ciência, o momento de fazer xixi é denominado de micção.

No caso das pessoas do sexo masculino, a uretra acaba sendo um pouco mais comprida que a das mulheres. Os especialistas alertam que, quando se prende a urina no processo de micção, alguns riscos podem ser observados. A impureza do corpo, nesse momento, acaba desenvolvendo pequenos organismos que causam as doenças do aparelho urinário. Que problemas seriam esses? A infecção urinária é um exemplo. Em termos de sintomas, ela vai causar ardências e dores no órgão genital.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados