Colégio Web

As fibras contribuem para a melhoria da saúde humana

1Volta e meia somos lembrados da importância de incluirmos os vegetais em nossa dieta diária. Em alguns casos, passamos a nos alimentar melhor em função de um problema de saúde, noutras situações já compreendemos a importância desse fato mesmo estando saudáveis. Por que os vegetais são importantes para a nossa dieta?

Publicidade

Para entender um pouco melhor, vamos falar neste artigo sobre um alimento específico que é formado a partir das células vegetais. Estamos nos referindo às fibras que ajudam especialmente no funcionamento do intestino.

Nada mais são do que um tipo de resíduo da célula vegetal que, apenas com exceção da lignina, sempre estão na classificação dos carboidratos. E quais são as modalidades de fibras? Elas fazem parte dos grupos polissacarídeos, sempre cheios de moléculas.

Fibras combatem diversas doenças

Fibras

No sistema digestivo, as fibras não são passíveis de serem digeridas justamente por não possuírem enzimas que consigam dar conta de todo o processo lento da digestão. Por outro lado, mesmo não sendo digeridas neste espaço, não podemos abrir mão dos alimentos com fibras em nossa dieta. São eles que vão agir na melhoria do transito intestinal, prevenir contra doenças cardíacas e mesmo o diabetes. Além disso, agem na redução dos níveis ruins de colesterol. Como a fibra não interfere no processo digestivo, acaba sendo uma aliada para quem quer enfrentar um processo de emagrecimento.

A fibra pode ser classificada em dois grupos: solúvel e insolúvel. As primeiras vão passar por um processo de fermentação na região intestinal e produzir um gel que fica no estômago. Já há comprovação de que elas evitam até mesmo o câncer de intestino. Aumenta o tempo que o alimento permanece no estomago e acaba interferindo indiretamente na digestão. Esse tipo de fibra pode ser localizada nas leguminosas, aveia, verduras e frutas.

A fibra insolúvel não é fermentada de forma integral e acaba sendo processada bem lentamente. Ela auxilia na retenção da água e facilita o processo de eliminação das fezes. Até mesmo as constipações intestinais são melhoradas quando da ingestão desses alimentos. Onde as encontramos? Nas verduras, farelo de trigo e cereais.

Depois de entender melhor o papel das fibras e compreender que elas agem para a melhoria da saúde, você consegue mudar o hábito quanto a esse tipo de alimento? Caso sua resposta seja positiva, passe a comer tais alimentos sempre crus e na quantidade de 14 gramas de fibras para cada 1000 kcal ingeridas. A idade, o sexo e as condições físicas de cada indivíduo também devem ser observadas quando da ingestão de tais alimentos. Afinal de contas, nada em excesso pode fazer bem ao organismo. A hidratação também deve ser constante para que problemas de outras origens sejam descartados. Como é o caso dos inchaços e mesmo os gases intestinais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados