Colégio Web

Alergias são resultantes de combinações de substâncias

Saiba como o corpo reage e produz a crise alérgica

Publicidade

O organismo humano possui um bem elaborado sistema imunológico que a todo o tempo vai produzir células de proteção chamadas de anticorpos.

Os anticorpos vão atuar na defesa, sendo responsáveis pelo combate a todo e qualquer tipo de organismo estranho que possa fazer mal à saúde física e mental do indivíduo.

Quando o organismo entra em contato com algumas substâncias, mesmo que elas sejam inofensivas, o corpo as identifica e muitas vezes pode não aceitar o tipo de substância. Nesse caso, as células de defesa vão rejeitá-la e partir para o ataque. Esse “embate” é um processo de reação alérgica.

Para você entender de forma mais próxima como isso ocorre, observe que algumas pessoas reagem alergicamente ao pólen, à poeira, ao veneno de insetos, a alguns alimentos e medicamentos.

Em alguns casos, por conta de uma maior sensibilidade, as crises de alergia podem ser mais frequentes.

Quais os sintomas da crise alérgica?

Os principais sintomas das crises alérgicas podem ser coriza, espirros, nariz entupido, olhos e nariz avermelhados. O nariz entupido também é um sintoma de reação alérgica.

tipos de alergia

Quando a crise é de cunho respiratório, até mesmo a tosse pode ser um sintoma. Em outras situações, há chiado no peito e falta de ar. Em situações mais graves, algumas regiões do corpo ficam inchadas.

Tipos mais frequentes

alergia nos olhosVamos destacar algumas crises alérgicas mais frequentes entre a população.

Alimentar: o indivíduo começa a passar mal quando ingere alguns tipos de alimento. Ovos, frutos do mar, alimentos que contêm leite e glúten são alguns dos casos mais observados.

Pele: existem vários tipos de crises alérgicas na pele quando ocorre o contato com substâncias externas. As mais conhecidas e comentadas são: eczemas, dermatites de contato e urticárias. Em todos esses casos ocorre muita vermelhidão e aquela incômoda coceira na pele.

Medicamentos: nesse tipo de alergia, quando a pessoa utiliza algum medicamento ocorre uma reação química e o corpo pode apresentar rapidamente os sintomas como coceira, inchaço e outras dores. Pode levar à morte.

Insetos: logo que um inseto aplica sua picada é perceptível uma mudança na região afetada. A pele pode ficar inchada, há coceira e vermelhidão na região atingida pelo inseto.

Animais: a alergia não é especificamente em relação ao animal, mas ao pelo diferenciado que ele apresenta. Podem ocorrer espirros, tosse, nariz entupido e escorrendo; e olhos, garganta e nariz avermelhados.

Todos os indivíduos que sofrem com algum tipo de reação alérgica devem rapidamente procurar o médico. O especialista vai analisar o caso, observar a causa e agir com medicação específica. Outros procedimentos também são recomendados para evitar esse tipo de problema. Com a medicina cada vez mais avançada, já existem testes e tratamentos que apontam preventivamente os principais cuidados com quem sofre desse tipo de problema.

E aí, você possui algum tipo de alergia? Já sabe quais os procedimentos a serem adotados? Quais os principais cuidados que você adota para evitar esse tipo de problema? Compartilhe conosco!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados