2. A importância da ecologia

O homem é considerado o maior degradador no sistema ecológico, pois interfere no ecossistema através de suas atitudes e de seus lixos poluentes, por exemplo, na fabricas há a utilização de produtos químicos, esses produtos exterminam os insetos viventes que por sua vez não transportavam o pólen das plantas, dificultando o ato de se reproduzir. 

Os componentes do ecossistema

Um ecossistema é constituído por componentes abióticos (sem vida) e por componentes bióticos (seres vivos).

Dos fatores abióticos podemos citar os compostos orgânicos, sais minerais, temperatura, luz, umidade, etc.

Os fatores bióticos se dividem em: produtores, consumidores e decompositores.

Produtores: representados pelos organismos autótrofos (seres que podem produzir seu próprio alimento, transformando substâncias simples em compostos ricos), podemos citar os clorofilados no qual transformam energia solar absorvida em energia química.

Essa transformação é realizada através da equação abaixo: 

As angiospermas (plantas que possuem frutos englobando as sementes e produzindo flores) representam os organismos produtores em ambientes terrestres.

As algas (fitoplâncton) representam os organismos produtores em ambientes aquáticos. 

Consumidores: representados por organismos heterótrofos (seres que não produzem o seu próprio alimento). Os consumidores podem ser: primários (consomem nutrientes dos produtores), secundários (são carnívoros e consomem nutrientes dos primários) e terciários (consomem nutrientes dos terciários), e assim por diante.

A posição dos consumidores dentro de um ecossistema pode variar, como por exemplo, no caso dos onívoros, que se nutrem através de vegetais e também de animais.

As bactérias e os fungos toleram a reutilização da matéria, são denominados decompositores