Colégio Web

4 informações que você não sabia sobre os mamíferos

Os mamíferos são, atualmente, a classe de animais vertebrados dominante no planeta Terra. Confira 4 curiosidades para lá de surpreendentes!

Publicidade

Os mamíferos são, atualmente, a classe de animais vertebrados dominante no planeta Terra, com representantes em praticamente todos os continentes e se caracterizando pela amamentação que as mães fazem para seus filhotes.

Mas você sabe tudo sobre os mamíferos? Pois preparamos aqui algumas informações curiosas que temos certeza que você não sabia sobre os mamíferos. Vamos vê-las?

O maior e o menor mamíferos do Mundo

Algumas pessoas podem se esquecer disso, mas as baleias são espécies de mamíferos, e apesar de viverem debaixo d’água, elas possuem sangue quente e amamentam seus filhotes.

Está entre as baleias o maior exemplar de mamífero que habita o planeta, se trata da baleia azul, com seus quase 30 metros de comprimento e suas quase 190 toneladas de peso.

O menor, curiosamente, é um mamífero que voa. O morcego nariz-de-porco-tailandês, que possui uma envergadura de asas de apenas 16 centímetros e pesa apenas 2 gramas!

Informações que você não sabia sobre os mamíferos

O mais rápido e o mais lento mamíferos do Mundo

Dentre os mamíferos terrestres, o mais rápido de todos é o guepardo, que consegue atingir uma velocidade de até 114 km/h! Essa velocidade é garantida em pequenas distâncias durante perseguições de presas.

Em contrapartida, o mamífero mais lento que existe no mundo é o bicho-preguiça, que se locomove a uma velocidade de apenas 2,4 metros por minuto! E quando a pressa aumenta, ele “acelera” para 4,6 metros por minuto!

A gestação mais longa e a mais rápida dos mamíferos

Outra curiosidade interessante sobre os mamíferos que com certeza você não sabia é que dentre todos, o que apresenta o período de gestação mais longo é o elefante-asiático, que dura em média pouco mais de 20 meses, mas que pode chegar até a 21 meses!

Já a mais rápida é a gestação do gambá-d’água, que dura apenas de 12 a 13 dias, e em alguns casos raros, sendo de apenas 8 dias! Isso se dá devido ao fato de que se trata de um mamífero marsupial, que conclui a gestação na bolsa da mãe.

GambaDagua

O maior mamífero brasileiro

Pouca gente sabe disso, mas o maior mamífero nativo do Brasil é a anta, que também é conhecida pelo nome de tapir. Ela mede 2,01 metros de comprimento e pesa mais de 250 kg! Sua altura é de 1,08 metros.

O mamífero mais alto

Dentre os mamíferos atuais, a girafa é sem sombra de dúvidas o mais alto que há, com uma altura de aproximadamente 6 metros, sendo que só o pescoço corresponde a 2 metros disso tudo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados