Colégio Web

Evolucionismo

Publicidade

Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríamos surgido das modificações genéticas que ocorrem com o passar das eras, determinando características novas à medida que as gerações se sucedem.

lamarckismo – Teoria de J. B. lamarck, baseava-se em duas leis:

1. Lei do uso e desuso – Quanto mais uma parte do corpo é usada, mais se desenvolve; por outro lado, as partes que não são usadas enfraquecem gradativamente, podendo atrofiar-se com o tempo ou mesmo desaparecer.

2. Lei da herança de caracteres adquiridos – Tudo que o animal adquire, em função do uso e desuso, ou seja, caracteres perdidos ou adquiridos, é transmitido de geração em geração

Exemplo: Segundo essa lei, características adquiridas pelos pais poderiam ser passadas aos seus filhos, assim um jogador de futebol daria origem a crianças com a musculatura das pernas bem desenvolvidas, pois seu pai, ao jogar futebol, exercitou demais esses músculos que hipertrofiaram.

Como vimos, Lamarck, apesar de errado em vários pontos de sua teoria, tem um grande valor, pois foi o primeiro a falar de adaptação, mesmo tendo errado os meios pelos quais esta ocorria.

darwinismo – No seu livro A Origem das Espécies, publicado em 1859, Charles Darwin explicou a evolução por meio da seleção natural.

A teoria proposta por Darwin (Darwinismo) propõe, em resumo, que, na luta pela sobrevivência, os indivíduos portadores de variações (características) adaptativas às condições ambientais levam vantagem competitiva sobre os indivíduos que não as possuem. Os adaptados deixam mais descendentes, e os não adaptados são eliminados. A essa eliminação diferencial dos indivíduos de uma espécie, Darwin denominou seleção natural. A seleção natural, atuando continuamente sobre uma espécie, pode modificá-la gradualmente, a ponto de originar uma nova espécie.

As idéias de Darwin podem ser assim resumidas:

1. Os organismos vivos tem grande capacidade de reprodução. Apesar disso, já que o suprimento alimentar é reduzido, poucos indivíduos chegam à idade de procriação. Disso decorre que os organismos com as mesmas exigências alimentares competem entre si, "lutando" constantemente pela existência.

2. Os organismos apresentam variações hereditárias e, portanto, transmissíveis. Algumas variações são mais favoráveis à existência do que outras, num determinado ambiente. Disso decorre que os organismos com as variações mais favoráveis num determinado ambiente estarão mais capacitados a sobreviver e a se reproduzir nele do que os que possuem variações desfavoráveis.

Assim, cada geração sucessiva fica melhor adaptada ao ambiente.

Darwin só não foi mais completo porque não soube explicar a razão pela qual existiam tantas variações em indivíduos pertencentes à mesma espécie. Mais tarde com a aceitação dos cientistas em relação as teorias genéticas de mendel o porque destas variações veio à tona.
Análise de um caso de evolução segundo as teorias de Darwin e Lamarck:

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados