(1880 – 1938)

Epidemiologista nascido em Marshall, Virgínia, que tentou lidar com os problemas epidemiológicos da maneira científica mais rigorosa. Recebeu seu B.A. (1901) e o M.D. (1903), ambos da University of Virginia. Fez residência médica no New Yorks Belleview Hospital e entrou para o serviço da United States Public Health Service (1906) onde inicialmente trabalhou no combate à febre amarela, nos arredores de New Orleans. NO fim da grande pandemis de gripe (1918) onde ele foi o grande nome, foi convidado por William Henry Welch para trabalhar no Department of Epidemiology da nova School of Hygiene and Public Health, em Baltimore. Assim foi recrutado pela Johns Hopkins University (1919), tornou-se o primeiro resident lecturer na Johns Hopkins University School of Hygiene and Public Health, onde depois tornou-se professor de epidemiologia e treinou muitos dos futuros líderes dos programas de saúde pública nos Estados Unidos. Na Johns Hopkins University School of Hygiene and Public Health (1919-1938), serviu como deão (1931-1934). Estabeleceu a epidemiologia como uma ciência aplicável aos problemas da saúde comunitária e, em seu trabalho incluiu estudos sobre epidemiologia da poliomielite, gripe, difteria e tuberculose. Morreu em Baltimore, um dia depois de ser premiado com a Sedgewick Medal. Em sua homenagem a APHA criou o Wade Hampton Frost Award (1972) cujo primeiro ganhador foi o famoso Dr. Abraham Morris Lilienfeld (1920-1984), fundador do American College of Epidemiolog.