Colégio Web

Stefano degli Angeli

1Stefano degli Angeli nasceu em Veneza, tendo sido um importante matemático. Era um dos protegidos do Cardeal Michelangelo Riccide. Dedicou-se aos estudos dos métodos infinitesimais, com foco na quadratura de espirais, hipérboles e parábolas.

Publicidade

Na Universidade de Bologna, estudou matemática e foi professor de literatura, filosofia e teologia. Também lecionou em Ferrara e, posteriormente, seguiu para Bologna onde recebeu ensinamentos de Cavalieri, com quem mantinha vários contatos mesmo quando deixou Bologna. Também se correspondia com outros matemáticos daquele período, a exemplo de Torricelli and Viviani.

Em Roma, passou a ser reitor de uma das várias ordens religiosas e professor de matemática na Universidade de Padua, quando morreu. Antes, também lecionou para Gregory, com o estudo das séries.

Foi autor de algumas importantes obras: infinitorum parabolis (1654), De infinitorum spiralium spatiorum mensura (1660), De infinitorum cochlearum (1661).

Pesquisava o tema da estática do fluido e usou conceitos de Archimedes, Torricelli, além de publicar Della gravita dell aria e fluidi em 1671.

Pesquisou a queda livre dos corpos e as rotações da Terra. Morreu em Veneza.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados