Colégio Web

Seymour Kaufman

Publicidade

Veterano compositor da Broadway nascido em New York City, cujo repertório incluía clássicos celebrados por Frank Sinatra. Cresceu no Bronx e como um pianista autodidata cuja carreira começou aos seis anos, quando tornou-se um menino prodígio (1935-1939) em recitais no Carnegie Hall, Steinway Hall e Town Hall (1935-1939). Por mais de cinco décadas,escreveu musicais para a Broadway, começando com a revista de John Murray Anderson´s Almanac (1953). Compôs seu primeiro musical Wildcat (1960), com a cantora lírica Carolyn Leigh.

O show tinha Lucille Ball cantando o hit Hey Look Me Over. Ele colaborou também em Little Me (1962), estrelado por Sid Caesar, adaptado por Neil Simon de um romance de Patrick Dennis, contendo canções como I´ve Got Your Number e Real Live Girl. Encontrou-se (1964) com Dorothy Fields e escreveu uma famosa peça teatral, juntamente com ela e Neil Simon, o musical Sweet Charity (1966), a história de uma dançarina que sonha com o verdadeiro amor, que foi levado às telas (1969) pelo diretor Bob Fosse, mesmo diretor de Cabaret, e estrelado por Shirley MacLaine como Charity Hope Valentine, John McMartin como Oscar Lindquist e Ricardo Montalban como Vittorio Vidal. Recebeu 3 indicações ao Oscar e foi exibido no Brasil com título de Charity, meu amor.

Também assinou I Love My Wife (1977), On the Twentieth Century (1978), que lhe rendeu o primeiro prêmio Tony, The Will Rogers Follies (1991), e The Life (1997), entre outras. Compôs clássicos imortalizados por Frank Sinatra, Tony Bennett, Peggy Lee e Nat King Cole, como Witchcraft, Big Spender, The Best is Yet to Come, Firefly e I´m Gonna Laugh You Right Out of My Life. Morreu aos 75 anos de idade, depois de assistir à estréia da performance Democracy, de Michael Frayn. O compositor disse a amigos na festa depois do espetáculo que não se sentia bem e então pegou um táxi para o New York Hospital, onde morreu de uma parada cardíaca.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados