Colégio Web

Sebastião Ferreira Maia

Publicidade

Pecuarista e empresário brasileiro nascido em Passos, Estado de Minas Gerais, conhecido como O Barão do Gado, sócio dos ex-presidentes João Goulart e Juscelino Kubitschek. Com primário incompleto tornou-se conhecido pelo espírito empreendedor e o jeito caipira, que fascinavam amigos, empresários e políticos do alto escalão. Seu estilo folclórico inspirou a criação do personagem Sinhozinho Malta, na telenovela global Roque Santeiro.

Acusado no Brasil de cometer abuso de preços numa época de desabastecimento de carne, partiu para a Austrália (1976) sem saber inglês, mas com alguns milhões de dólares no bolso. Desenvolveu a pecuária de corte naquele país, onde ficou milionário e dono de milhares de cabeças de gado e de grandes fazendas que somavam cerca de 1 milhão de hectares. Passou a ser chamado de o Barão do Gado e, acusado pelo governo australiano de concentração de terras e prejudicar a reforma agrária no país, mudou-se para os EUA, onde também foi bem sucedido investindo milhões de dólares, em especial, no mercado imobiliário em Las Vegas.

Depois de sofrer um aneurisma que deixou seqüelas na sua memória (1988), ele voltou ao Brasil e passou a viver recluso em um apartamento na capital paulista. Submetido a longas sessões de fisioterapia e de fonoaudiologia não mais se recuperou. Delegou a administração de seu império ao sobrinho Aramis Patti Maia e morreu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, aos 87 anos.

Na época de sua morte, constavam entre seus bens 170 mil cabeças de gado, duas fazendas na Austrália: Lawn Hill, comprada à vista por US$ 3 milhões, e Julia Creek, de 140 mil hectares, um conjunto residencial em Las Vegas avaliado em US$ 30 milhões, um condomínio de apartamentos, batizado de Copacabana, além de outros empreendimentos nos Estados Unidos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados