Colégio Web

Rhaeticus

Publicidade

Matemático e médico prussiano nascido em Feldkirch, Áustria, conhecido pela publicação de várias tábuas trigonométricas, em Wittenberg (1533). Filho de um médico de Feldkirch, Georg Iserin e da mãe italiana Thomasina de Porris e, por isso nascido Georg Joachim Iserin, foi educado pelo pai até os primeiros 14 anos da vida, quando esse foi condenado e decapitado por feitiçaria (1528).

Obrigado oficialmente a mudar de nome, se tornou o Georg Joachim de Porris que ele traduziu o nome da mãe em italiano para o alemão von Lauchen, passando a Georg Joachim von Lauchen. Depois adicionou Rheticus em homenagem à província romana de Rhaetia. Aquiles Gasser assumiu a prática médica em Feldkirch depois que seu pai foi executado e lhe ajudou a continuar os estudos. Estudou na escola latina em Feldkirch e, em seguida, foi para Zurique onde estudou no Frauenmuensterschule (1528-1531).

Entrou na Universidade de Wittenberg (1533) onde recebeu o M.A três anos mais tarde (1536). Indicado por Philipp Melanchthon, tornou-se professor de matemática e astronomia na Universidade de Wittenberg (1536). Dois anos depois Melanchthon indicou-o para especializar-se em astronomia, mas sua razão principal era visitar Copernicus. Partindo para Nuremberg (1538) lá visitou Johann Schöner que estava publicando livros, incluindo um que Regiomontanus tinha pretendido publicar 60 anos antes.

Em Nuremberg também visitou a impressora Petreius, conheceu Peter Apianus de Ingolstadt, Joachim Camerarius em Tübingen e na volta a sua cidade, presenteou Aquiles Gasser com uma cópia de Sacrobosco. No ano seguinte (1539) viajou para Frauenberg onde estudou dois anos com Nicolau Copérnico. Foi através desse discípulo que Copérnico teve contato com a trigonometria de Regiomontanus. Com a aprovação deste professor, publicou Narratio prima (1540), uma pioneira e breve exposição sobre a astronomia de Copérnico, publicação financiada pelo o prefeito de Danzig.

Com o patrocínio do Duque Albert da Prússia, publicou De Revolutionibus de Copernicus (1541) e voltou para a Universidade de Wittenberg e lá foi eleito o decano da Faculdade de Artes. A pedido do reitor da Universidade de Tübingen e amigo de Melanchthon, Joachim Camerarius, foi designado como professor de matemática na Universidade de Leipzig (1542). Permaneceu a Leipzig até conseguir nova licença (1545) para estudar no estrangeiro. Esteve na Itália onde visitou Cardano, em Milão. Depois esteve em Lindau, uma cidade da Baviera em uma ilha em Lago Constance, onde ele teve problemas mentais severos (1547).

Recuperado voltou a ensinar matemática em Constance durante três meses enquanto fazia tratamento médico em Zurique, antes de voltasse a Leipzig (1548). Ainda sob a influência de Melanchthon, foi feito um sócio da faculdade teológica a Leipzig. Porém um escândalo o forçou a deixar Leipzig (1551): foi acusado de práticas homossexuais com um dos seus estudantes e teve que fugir rapidamente, passando por Chemnitz e Praga. Perdeu o apoio dos amigos dele, como Melanchthon, e foi condenado a 101 anos de exílio. Em Praga (1551-1552) passou a pesquisar o emprego de medicamento na Universidade de Praga, embora sem interesse por inovações como fez em matemática.

Rejeitou um convite par ensinar matemática em Viena (1553) e se mudou para Krakóv (1554) onde ele permaneceu durante 20 anos como clínico geral prático. Em Krakóv, ainda trabalhou trigonometria, fabricou instrumentos para astronomia e fez observações e experiências de alquimia, sob o patrocínio do Imperador Maximilian II. Combinando as idéias de Regiomontanus, Copérnico e dele próprio, escreveu melhor tratado sobre trigonometria editado então, o Opus palatinum de triangulis, em dois volumes, com tábuas de todas os seis funções trigonométricas. Este magistral trabalho foi completado e publicado (1596) através de Valentine Otho muitos anos depois de sua morte, ocorrida em Kassa, hoje Kosice, Hungria. Otho tinha estudado Wittenberg e fez tudo o possível para visitar e conhecer o tão falado mestre.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados