Colégio Web

Quem é Mauricio Macri?

Publicidade

Eleito no em 22 de novembro de 2015, Mauricio Macri é o mais novo presidente da Argentina. Antes prefeito de Buenos Aires e ex-presidente do clube de futebol Boca Juniors, o empresário de 56 anos é líder de uma frente de centro-direita que era opositora ao governo de sua antecessora, Cristina Kirchner.

Governante pelos próximos quatro anos, ele foi eleito em segundo turno, ocasião que aconteceu pela primeira vez na história do país no ano passado. O candidato venceu a eleição com 51,40% dos votos.

Mauricio Macri assumiu a presidência em dezembro de 2015 e colocou fim em um regime de 12 anos de kirchnerismo de poder na Argentina. Isso porque sua antecessora, Cristina Kirchner, governou o país de 2007 a 2015. Um feito realmente histórico.

O grande feito foi que Macri alcançou foi fazer com que, pela primeira vez no país, um líder da direita liberal chegasse ao poder pelas urnas em eleições livres, sem que houvesse tido o apoio de uma ditadura ou de fraudes.

E quem é Macri?

Macri

Nascido em 8 de fevereiro de 1959, Mauricio Macri é filho do empresário ítalo-argentino Franco Macri. Formado em engenharia civil pela Universidade Católica Argentina e trabalhou por um tempo nas empresas da família.

Seu ingresso na política foi em 2003, quando o atual presidente criou o partido político Compromisso pela Mudança, que posteriormente se transformou na Proposta Republicana. Após uma fracassada tentativa de se tornar prefeito de Buenos Aires, Macri foi eleito deputado federal pela cidade de Buenos Aires em 2005.

Apenas em 2007 e 2011 ele se elegeu prefeito de Buenos Aires, sendo que em ambas as vezes ele foi eleito apenas no segundo turno. Após essa trajetória política, Mauricio Macri concorreu à presidência do país em 2015, derrotando Daniel Scioli e assumindo a presidência em 10 de dezembro de 2015.

Mauricio Macri

Consagrado como o 56º presidente da Argentina, ele agora inaugura uma nova época na história do governo do país. Isso porque nossos vizinhos hermanos, em toda a sua vida democrática, teve no poder apenas a alternância entre o Partido Justicialista (PJ, que é peronista) e a UCR.

Agora sob o comando da Proposta Republicana (PRO), a Argentina espera ares renovados. O que resta saber agora é se o novo presidente conseguirá trazer as melhorias que nossos vizinhos precisam e que buscaram elegendo um candidato de características completamente inéditas na história do país.

A verdade é que: ele já começou quebrando barreiras e precedentes históricos. O que o povo argentino espera é que ele continue assim e mostre que veio para trazer mudanças realmente efetivas e para mudar o governo que há mais de uma década foi regido sob o regime kirchnerista. É esperar para ver.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados