Colégio Web

Quem foi John Napier?

Publicidade

O mundo não seria o que ele é hoje se não fosse pelos estudiosos de antigamente, principalmente os da matemática. Afinal de contas, praticamente tudo o que existe no mundo moderno tem alguma matemática em si, dos smartphones até a casa em que vivemos. E é exatamente por terem sido pessoas tão importantes que os matemáticos antigos merecem ser lembrados e estudados.

E um dos maiores matemáticos que já existiram, apesar de não ser muito conhecido pelas pessoas, foi John Napier, um matemático escocês que foi responsável pela invenção dos logaritmos, um método que na época se mostrou eficaz para resolver divisões, multiplicações e também para determinar potências e raízes, sendo muito utilizados ainda hoje.

E é exatamente por sua importância, que reunimos aqui uma série de informações sobre a vida do matemático que vão contar para você quem foi John Napier.

Quem realmente foi John Napier?

John Napier

Nascido na Escócia em 1550 e falecido no dia 4 de abril de 1617 com 67 anos, John Napier foi um importante matemático. Isso porque ele foi o inventor dos logaritmos, que são até hoje muito utilizados e de grande importância para o mundo.

O matemático cursou a Universidade de St. Andrew na Euroa e em 1571 retornou à Escócia, quando se dedicou a sua corrente de estudo e tomou partido nas controvérsias religiosas que faziam parte da sua época. Dessa forma, Napier era protestante e inclusive chegou a publicar em 1593 a influente obra “Descoberta de Plainede toda revelação de St. John”. No fim das contas, os seus estudos matemáticos, ao contrário do que se possa pensar, era para John apenas um passatempo.

E foi apenas em 1614 que o matemático publicou o “Uma Descrição do Maravilhoso Cânon de Logaritmos”. Na obra em questão estavam uma descrição do que era os logaritmos, um conjunto de tabelas e também regras para o uso dos logaritmos. Com os logaritmos, Napier tinha a esperança de auxiliar os astrônomos, livrando eles de erros de cálculos. Para se ter uma ideia de sua importância, as suas tabelas de logaritmos de funções trigonométricas foram utilizadas por quase um século.

Napier John

Mas o matemático não parou por aí e em 1617 lançou outra maneira de simplificar os cálculos em seu “Rabdologiae”. Foi nessa obra em que ele descreveu um método utilizado para a multiplicação que utilizava barras com números marcados nelas. Por serem feitas de marfim e se assemelharem a ossos, as barras em questão foram batizadas de ossos de Napier. Mais ainda, o matemático foi o responsável por diversas contribuições para a trigonometria esférica e foi uma pessoa influente na introdução da notação decimal para as frações.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados