Colégio Web

Franz Weidenreich

Publicidade

Anatomista e antropologista físico alemão nascido em Edenkoben, Palatinate, respeitado pelos antropologistas por ter sido um dos mais notáveis pesquisadores no estudo da evolução humana.
 
Filho do comerciante Carl Weidenreich e de Edesheimer Weidenreich, após estudar com Franz Weidenreich, graduou-se em humanidades no Gymnasium de Landau, próximo de Rhine, e após estudar seis anos medicina nas universidades de Munique, Kiel, Berlim e Estrasburgo, recebeu seu M.D.em medicina dessa última (1899).

Subseqüentemente foi professor de anatomia em Estrasburgo (1904-1918) e Heidelberg (1921-1924). Publicou seu primeiro paper em antropologia (1926) e foi professor de antropologia na Universidade de Frankfurt (1928-1935), professor visitante de anatomia na Universidade de Chicago (1934) e tornou-se professor visitante em anatomia no Peking Union Medical College, e Honorary Director of the Cenozoic Research Laboratory, Geological Survey, China (1935).

Publicou centenas de papers e entre seus trabalhos o mais conhecido foi a descoberta em Java, do Sinanthropus pekinensis (1937), usualmente referido como Homo erectus. Viveu seus últimos anos em New York, trabalhando para o American Museum of natural History, e morreu em sua casa, em New York City, após uma breve enfermidade.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados