Colégio Web

Feodor Felix Konrad Lynen

Publicidade

Bioquímico alemão nascido em Munique e falecido na mesma cidade, pesquisador do Max-Planck-Institut für Zellchemie, Munich, co-vencedor do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina (1964) com o químico alemão Konrad Emil Bloch, da Harvard University, Cambridge, MA, por descobertas sobre o metabolismo do colesterol e dos ácidos graxos. Filho de Wilhelm Lynen, um professor de engenharia mecânica do Munich Technische Hochschule, e de Frieda, filha do industrial Gustav Prym, foi educado em Munique, e matriculou-se em química (1930) na Universidade de Munique, onde estudou com nomes como Heinrich Wieland (Nobel, 1927), Otto Hönigschmidt, Kasimir Fajans e Walter Gerlach. Graduou-se (1937) com o trabalho On the Toxic Substances in Amanita. Neste mesmo ano casou-se com Eva Wieland, com quem teve cinco filhos: Peter (1938), Annemarie (1941), Susanne (1945), Heinrich e Eva-Maria (1946).

Tornou-se professor auxiliar (1942), professor assistente (1947), e professor de bioqúimica (1953) da Universidade de Munique. Tornou-se (1954) chefe do Max-Planck-Institut für Zellchemie, onde passou a pesquisar a química dos processos metabólicos nas células vivas e morreu em Munique. Além do Nobel recebeu a Neuberg Medal da American Society of European Chemists and Pharmacists (1954), a Liebig Commemorative Medal da Gesellschaft Deutscher Chemiker (1955), a Carus Medal da Deutsche Akademie der Naturforscher (1961) e a Otto Warburg Medal do Gesellschaft für Physiologische Chemie (1963).

Foi nomeado Presidente do Gesellschaft Deutscher Chemiker (1972). Membro da Bayerische Akademie der Wissenschaften, em Munique, e da Deutsche Akademie der Naturforscher, em Halle, membro honorário da Harvey Society, em New York, da American Society of Biological Chemists, em Washington, da Asociacion Venezolana para el Avance de la Ciencia, em Caracas, membro estrangeiro da National Academy of Sciences of the United States of America, em Washington, e da American Academy of Arts and Sciences, em Boston, e doutor honorário da faculdade de medicina da Universidade de Freiburgo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados