Colégio Web

Adam Sedgwick

Geólogo britânico nascido em Dent,Yorkshire, England, historicamente responsável pela lançamento das bases científicas da Geologia. Terceiro dos sete filhos de um modesto vigário anglicano, desde criança mostrou sua tendência profissional colecionando rochas e fósseis. Entrou para o Trinity College da Cambridge University como um sizar até que se tornou um Fellow (1810). Tornou-se um holy orders (1817) e Woodwardian Professor of Geology at Cambridge (1818) assumindo a cadeira de história natural anterormente do professor John Woodward.

Pasou a se dedicar ao estudo da geologia e paleontologia, desenvolvendo campos de pesquisas por tda a Bretanha, tornando-se uma das grandes figuras da história da geologia britânica, desenvolvendo trabalhos com outros famosos geologistas como Roderick Impey Murchison, na Escócia (1827) e em Devonshire (1839).Tomou como seu assistente (1831) um jovem recém graduado em Cambridge chamado Charles Darwin (1831) e isso, segundo ele próprio, foi a melhor decisão que fez na vida profissional. Durante a viagem de cinco anos na expedição de H.M.S. Beagle, Darwin lhe enviou constantemente fósseis e rochas para seu mestre, especialmente da América do Sul, decrevendo os locais onde os encontrava.

Publicidade

Após a volta do seu discípulo para a Inglaterra (1855), o mestre apresentou os trabalhos de Darwin sobre a América do Sul para a Geological Society of London, o que fez seu antes assistente ganhar fama de cientista. Ambos foram grande amigos a té a morte do professo, embora este não acreditasse na teoria da evolução seletiva natural esposta no livro de Darwin, The Origin of Species, principalemente devido a sua crença na Divina Criação. Como pesquisador e professor de geologia na University of Cambridge, seu campo de estudos restringiu-se às ilhas britânicas e ao continente europeu, mas escreveu inúmeros papers entre eles o famoso On the Silurian and Cambrian Systems (1835).

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados