Colégio Web

Faça natação – Conheça os benefícios e recomendações!

A natação é uma modalidade esportiva praticada no mundo todo. Seus estilos são crawl, peito, costas e borboleta. Confira mais detalhes e pratique desde já!

Publicidade

Quando você prática qualquer atividade física exercita o bom funcionamento do corpo e da mente. A natação é uma modalidade esportiva praticada no mundo todo. Seus estilos são crawl, peito, costas e borboleta. Em todos eles são trabalhados praticamente todos os músculos (os bíceps, os tríceps, peito, costa, braços, ombros e pernas). Os atletas que praticam esse esporte comentam que, além de aumentar a resistência física, a natação também possibilita a perda de peso (gordura) e o ganho de massa muscular.

Nadar é muito divertido, prazeroso, relaxante e é uma atividade física que pode ser praticada no verão e no inverno. Academias e clubes dispõem de piscinas aquecidas para a prática da atividade. No verão refresca; e no inverno, prepara o corpo para uma boa noite de sono.

Prática da Natação

O melhor é que a natação é uma atividade física, a qual pode ser praticada por todos sem distinção de sexo ou idade.

As crianças adoram nadar, principalmente, nos meses de maior calor. Elas fazem maravilhas dentro da piscina. Depois de um dia agitado com atividades escolares, nada melhor que nadar para relaxar o corpo e ter uma noite tranquila de sono.  Também estimula na criança a autoestima, a autoconfiança e a determinação.

A maioria das academias possui professores treinados e especializados para ensinar pessoas idosas às praticas da natação, da hidroginástica e outras tantas modalidades a fim de relaxar a musculatura, aumentando a sustentação e equilíbrio do corpo, ajudando a evitar o desgaste natural dos ossos.

Benefícios da Natação

Natação

A natação é uma atividade física que possibilita não só a boa forma, mas também ajuda na disciplina do corpo, na postura muscular, e no tratamento de doenças terapêuticas e respiratórias como a asma, a bronquite, a rinite e a sinusite.

Além de ser uma atividade relaxante e prazerosa, a natação ajuda a aumentar a concentração e melhorar a capacidade respiratória. É considerado uma das atividades físicas mais completas em que é possível trabalhar toda a musculatura.

Nadar é muito importante também para aumentar o equilíbrio, a postura corporal, a concentração e a coordenação motora.

Cuidados e recomendações

Antes de se iniciar qualquer atividade física se faz necessário uma avaliação médica. Somente um especialista com a realização de exames poderá avaliar as condições de saúde, a frequência das atividades e o tipo da atividade que pode ser realizada.

Cada pessoa possui as suas restrições e limites, portanto é fundamental que cada um tenha essas condições e limites bem claros e definidos para evitar qualquer transtorno futuro.

Não faça nenhuma atividade física sem a ajuda de um professor especializado. Somente ele poderá orientá-lo, verificar se está realizando os exercícios de forma correta, mantendo a sua postura e a respiração adequada.

Não tem idade para aprender a nadar. Você pode aprender a superar o seu medo junto com o professor que poderá orientá-lo auxiliando em suas necessidades. Vale a pena tentar! Você ganhará com tantos benefícios!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados