Colégio Web

Le Parkour – Definição, Origem e Curiosidades

Le Parkour é uma modalidade que significa a arte de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, utilizando o próprio corpo. Confira todos os detalhes!

Publicidade

Nosso corpo e nossa mente funcionam de forma conjunta. Se o corpo está bem, a mente também está. Para manter nosso organismo sadio, é preciso uma alimentação equilibrada e saudável, além da pratica de esportes ou qualquer atividade física, bem como o uso da nossa mente em trabalhos como decoração, artes, leitura de um bom livro e assistir a um noticiário. A mente precisa de ocupação, assim como o corpo.

Origem do Le Parkour

Vamos conhecer uma modalidade de esporte, mas que para muitos é uma filosofia de vida. Trata-se do Le Parkou! Essa prática teve seu início na França por volta de 1980, por David Belle. Ele cresceu vendo seu pai praticar exercícios relacionadas às técnicas de combate de guerra, pois seu pai foi ex-combatente da Guerra do Vietnã. Sua técnica consiste em treinamento dado aos militares e ao método natural de educação física.

David Belle adaptou e criou as técnicas para saltar obstáculos apenas com o movimento do corpo, superando seus limites e vencendo os obstáculos. Ele criou o “Le Parkour” que do francês significa “O Percurso”. O David, além de praticar esse esporte, também pratica artes marciais.

O que é o Le Parkour?

Le Parkour é uma modalidade que significa a arte de deslocar-se de um ponto para o outro rapidamente, usando técnicas para saltar os obstáculos como rampas, escadas, muros, corrimãos, calçadas, árvores, qualquer lugar onde se possa escalar e explorar apenas os recursos do corpo de forma ágil e superando seus limites.

Le Parkour

Benefícios do Le Parkour

Essa pratica traz como benefícios o fortalecimento dos músculos, desenvolvendo a agilidade, a concentração, o dinamismo, a força de vontade, fortalecendo o corpo e a mente. Essa modalidade pode ser praticada por homens e por mulheres. Os homens que curtem a pratica da modalidade são chamados de “traceur” e as mulheres, “traceuse”.

Le Parkour no Brasil

No Brasil, a modalidade ficou conhecida por volta de 2004, por vários praticantes que se identificaram com o esporte. Nesse período, foi criado o primeiro site no Brasil. Esses participantes foram se adaptando ao estilo e formando grupos; a cada dia possuía, então, mais adeptos a essa modalidade. Cursos são ministrados para iniciantes que querem praticar, apesar de haver pouco incentivo no Brasil.

Para quem se interessou, os encontros são agendados em parques, praças e locais que tenham muros, corrimãos, escadas e muitos obstáculos. Você pode acessar os sites especializados pelas redes sociais!

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados