Colégio Web

Origem e história do Pontilhismo

Publicidade

Vamos conhecer a técnica do pontilhismo e todas as suas características. Primeiramente, iremos mencionar um pouco sobre sua origem. Confira!

Origem do pontilhismo

Muitos pesquisadores e historiadores entendem que esse foi um movimento artístico que iniciou por volta do século XX com as tendências do impressionismo.

O pontilhismo teve o seu surgimento na França por volta de 1880 com as obras de dois grandes artistas do impressionismo: George Seurat e Paul Signac.

Pontilhismo

O que é o pontilhismo?

O pontilhismo é uma técnica de pintura que utiliza pontos para dar um toque de realidade e de justaposição, ocasionando aos olhos de quem vê uma mistura de imagens e cores. No pontilhismo, as cores exercem um papel fundamental, pois as cores realçam a obra construindo novas impressões e tons.

Podemos ainda dizer que o pontilhismo é uma técnica que consiste na pintura com a utilização de pontos coloridos bem próximos uns dos outros, sem deixar espaços brancos provocando em que visualiza uma visão ótica. Essa técnica consiste em minúsculos pontos organizados, ou seja, feitos bem juntos e sobrepostos dando ao observador a impressão de um todo.

Os temas propostos são sobre a natureza, com ênfase na valorização da decomposição das cores e da luminosidade. O desenho possui sombras coloridas que combinam com a luminosidade dando efeito de dimensão e profundidade. Todas essas são características do movimento impressionista.

O impressionismo foi um grande movimento artístico que mudou a visão de arte. Tanto nas artes plásticas como na música houve um grande recomeço, ou seja, a arte passou por uma transformação de modernidade. Esse acontecimento ocorreu na França já no final do século XIX. Esse movimento foi chamado de impressionismo, pois foi o início de uma nova visão, ou até mesmo de uma nova impressão de arte. O nome impressionismo foi dado devido ao nome da obra de Monet chamada de “Impressão” e representava o nascer do Sol (1872).

Principais artistas que exploraram a pintura pontilhista

Seurat

No mundo

Muitos artistas se encantaram com a técnica do pontilhismo e com o movimento impressionista, mas alguns tiveram o seu destaque. Entre eles os artistas que exploraram essa técnica em seus trabalhos foram: Georges Seurat, Edgar Degas, Paul Signac, August Renoir e Vincent Van Gogh.

No Brasil

No Brasil, durante esse período o pontilhismo chamou a atenção de artistas como Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Rodolfo Chambelland, Artur Timóteo da Costa e Guttmann Bicho, entre outros. Podemos observar esse exemplo de pintura na obra do artista Eliseu Visconti no painel central do Foyer do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Você também pode fazer belíssimas obras com a técnica do pontilhismo. Para isso basta ter em mãos papel e canetinha colorida. Faça um desenho bem bonito e exponha para os seus amigos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados