Colégio Web

A importância da Arte e seus Pintores

Publicidade

A arte é uma das expressões mais antigas. É representada e vivenciada pelo homem das cavernas que praticava a arte rupestre.

Mais tarde, a representação da arte pode ser vista por várias civilizações como a arte egípcia, arte mesopotâmica e arte ibérica. Seus artistas e artesãos produziam obras que abordavam temas como culto religioso e político.

Como podemos observar a arte sempre foi a forma de representação, de expressão de uma civilização e sua cultura.

A arte possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das manifestações do homem no mundo.

Vamos comentar sobre alguns pintores famosos, que com suas obras homenagearam pessoas, criaram técnicas e invenções.

5 Pintores Famosos da História

Pintores Famosos História

Salvador Dalí (1904- 1989)

Salvador Dalí nasceu em Figueres (Catalunha), Espanha em 1904. Foi um dos artistas plásticos mais famosos e incríveis do século. Ele representou em suas obras o movimento surrealista da época retratando o cotidiano. Ele utilizava cores vivas e muito brilhantes. Ele pintou muitas obras; a sua mais conhecida “Persistência da Memória”, de 1931, inspirou-se num relógio derretido.

Pablo Ruiz Picasso (1881 -1973)

Pablo Ruiz Picasso nasceu na Espanha, na cidade de Málaga, mas viveu parte de sua vida na França. Gostava das artes desde criança, tinha talento e se destacou em várias áreas como a pintura, escultura, cerâmica e artes gráficas.

Picasso exerceu uma grande influência na arte contemporânea e criou a técnica da arte cubista em 1907 representado na obra “Les Demoiselles d’Avignon”. Ele possui mais de 20 mil obras em seu acervo e é considerado um dos mais importantes artistas plásticos do século XX.

Leonardo da Vinci (1452 – 1519)

Leonardo da Vinci nasceu em uma cidade na Itália. Não se sabe ao certo em que cidade teria nascido, mas acredita-se que foi numa cidade próxima a Florença e Pisa. Além de pintor, ele foi músico, arquiteto, escultor, cientista, inventor e matemático. É o pintor do Renascimento Cultural, inventor da técnica do sfumato (luz e sombra). Sua obra possui características como a perspectiva, figuras humanas perfeitas com expressão de sentimentos, temas religiosos e paisagens de fundo. Sua principal obra foi Gioconda (Monalisa).

Michelangelo Buonarotti (1475 – 1564)

Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, em 1475. Teve um mestre nas artes e foi um dos maiores pintores renascentista italiano.

Ele foi arquiteto, escultor, pintor e poeta. Michelangelo sempre gostou de esculpir, e realizou grandiosas esculturas. Além de pintar vários painéis no teto da Capela Sistina, no Vaticano. O artista também foi o responsável pelo projeto arquitetônico definitivo da Catedral de São Pedro, também no Vaticano. Ele usava a técnica do afresco verdadeiro, quando a tinta é aplicada à argamassa ainda úmida.

Vicent Van Gogh (1853 -1890)

Vicent Van Gogh nasceu na Holanda, em 1853, é considerado como um dos mais importantes pintores do impressionismo entre os artistas de sua época. Usou várias técnicas e entre elas foi o inventor do pontilhismo e das pinceladas rápidas. Foi amigo de vários pintores renomados da época como Toulouse-Lautrec, Emile Bernard, Edgar Degas e outros.

Ele tinha um temperamento muito agressivo e chegou a ter depressão. Era uma pessoa sensível, mas triste e com problemas psicológicos.

Suas obras de arte são valiosas e de uma beleza sem igual. Elas estão em museus espalhadas pelo mundo.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados