Colégio Web

A cultura muçulmana medieval

Publicidade

5. A cultura muçulmana medieval 

O principal prestígio cultural muçulmano consiste em seu sincretismo, pois as relações com as outras civilizações possibilitaram os muçulmanos um amplo conhecimento. 


Palácio de Alhambra Granada, Espanha

No campo das artes plásticas, os mulçumanos não tiveram tanto destaque, pois a religião árabe não permitia a exposição de formas vivas, porém na Arquitetura estavam bem desenvolvidos, utilizando arcos e cúpulas, e a Pintura se restringia aos arabescos, onde as letras do alfabeto árabe contribuíam de forma decorativa. 

Os árabes também foram os grandes responsáveis pela descoberta de algumas leis da Óptica, em Física; pela evolução da Álgebra, na Matemática; e pela descoberta dos ácidos e sais, em Química. 

O filósofo Averróis foi um importante nome para a Filosofia mulçumana, que além da fazer a tradução de inúmeras obras gregas para árabe, explicava as teorias da Platão. Avicena foi um personagem que exerceu uma notável influência na Medicina, responsável pela descoberta da origem da contaminação da tuberculose, além de fazer a descrição da pleurisia e de algumas doenças nervosas. 


Filósofo Averróis

Na literatura destaca-se o Livro dos Reis, que contém narrações referentes ao Império Persa; outro destaque vai para o poema Rubayyat, de Omar Khayyam. 


Astrônomos e geógrafos árabes, dedicando ao estudo 
em suas respectivas áreas de conhecimento

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados