Colégio Web

Efeito estufa

1O efeito estufa pé considerado um fenômeno, que foi diretamente causado pela concentração do dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e clorofluorcarbonos. Cria-se uma camada na atmosfera que faz com que os raios solares passe e absorva muito calor da superfície terrestre.  São muitos os fatores que atualmente está contribuindo com a concentração de CO2 na atmosfera, por exemplo, o desmatamento por queimadas, o consumo excessivo de combustíveis etc. O resultado desse aumento de CO2 por esses fatores é o aumento de aquecimento global, que está acelerado nos últimos anos.

Publicidade

Há vários pesquisadores do desenvolvimento sustentável que já preveem graves problemas futuros decorrentes do efeito estufa. O planeta não conseguirá dar conta caso essa situação continue a se prolongar. Vários dos ecossistemas já foram atingidos e diversas espécies vegetais estão sendo extintas. Os animais também sofrem várias sequelas. O derretimento de uma geleira, o alagamento de uma ilha e vários outros prejuízos estão sendo observados em áreas litorâneas. Tufão, furacão, maremoto ou enchente. Esses são alguns dos sintomas decorrentes de um planeta que convive com o efeito estufa. Todo tipo de alteração no clima pode gerar influencias negativas nos espaços que o homem tanto precisa para se desenvolver. É o caso das produções agrícolas em várias nações. Por conta dos problemas ambientais, se percebe toda uma redução da quantidade de alimentos que eram produzidas em tais áreas.

Quando se percebe a elevação das temperaturas marítimas, também é possível enxergar que a corrente pode ter o curso desviado. Nesse momento, o animal marinho que durante séculos se acostumou a viver de uma forma, acaba sem entender nada do que está acontecendo. Vem daí, por exemplo, a menor quantidade de peixes nos mares.

Soluções

Muitos grupos e países estão se preocupando com tais problemas. Seja nos governos ou nos espaços da sociedade civil. Por outro lado, as medidas para a redução do impacto ambiental não passam só por convenções ou eventos em que todos os países se reúnem. É preciso ter mudança na forma de compreender a finitude do planeta.

As medidas tomadas por diferentes nações para reduzir a emissão de gases também precisam ser observadas do ponto de vista da fiscalização. Muitos países fogem de tratados assinados em convenções internacionais. É que neste processo há de se enfrentar os príncipuos do sistema capitalista. E esse sistema vigora desde o século XI e XV, quando o sistema feudal deu origem a um modo de produção que visa o lucro. Para lucrar, não há condições de ser reduzir a produção de mercadorias. E, de forma irrestrita, a produção de mercadorias implicará em aumento do efeito estufa.

Aquecimento global

O efeito estufa pé considerado um fenômeno, que foi diretamente causado pela concentração do dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e clorofluorcabonos.

Cria-se uma camada na atmosfera que faz com que os raios solares passe e absorva muito calor da superfície terrestre.

São muitos os fatores que atualmente está contribuindo com a concentração de CO2 na atmosfera, por exemplo, o desmatamento por queimadas, o consumo excessivo de combustíveis etc.

O resultado desse aumento de CO2 por esses fatores é o aumento de aquecimento global, que está acelerado nos últimos anos.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados