Colégio Web

Países andinos

Publicidade

países andinos

Os países andinos formam um conjunto de seis países, localizados ao norte-sul no continente sul-americano. Destacam-se no setor econômico primário, e na população a predominância é dos mestiços e indígenas. 

Os países andinos se identificam por ter em comum uma população de baixo padrão vida, com elevado crescimento vegetativo e a presença da Cordilheira dos Andes.

Aspectos Físicos 

planícies Litorâneas do Pacífico
A Cordilheira dos Andes interrompem a Planície Litorânea do Pacífico, que são estreitas e úmidas ao norte do Chile, e árida no litoral do Peru, que são porções formadas pelos desertos de Atacama e de Sechura. 

Cordilheira dos Andes
É uma cadeia montanhosa que teve sua formação geológica no período Terciário. É dotada de vulcões e está submetida a terremotos, vai desde o Mar das Antilhas até a terra do Fogo, atingindo aproximadamente 8.000 Km2.

Fica dividida em três partes:
Andes Setentrionais: abrangem regiões da Venezuela, Colômbia, Equador e Peru (norte). 

Andes Centrais: compreende regiões do Peru, Bolívia e Chile (norte). 

Andes Meridionais: envolvem as regiões centrais e meridionais do Chile. 

Aspectos humanos 
 

A maior parte da população são descendentes de europeus, africanos e indígenas, porém há uma grande parte pessoas mestiças. As línguas faladas na américa do sul são: espanhol e português. 

Os “altiplanos andinos” são os locais com maior concentração de população, devido as suas condições favoráveis. 

São comuns problemas sociais como: analfabetismo, subnutrição e precariedade na área de saúde. Há uma grande diminuição da taxa de mortalidade e um aumento da taxa de natalidade, resultando num crescimento vegetativo considerável, juntamente ao processo veloz de urbanização.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados