Colégio Web

O descobrimento do Brasil – 22 de Abril

1

Publicidade

Era 22 de abril de 1500, onde hoje está situado o estado da Bahia. Ali foram aportados os primeiros navios com portugueses que deram início ao novo Brasil que conhecemos atualmente. Sim, pois já havia um outro Brasil muito bem governado pelos índios em toda a nossa extensão vasta de terras.

O contexto histórico dessa data tão importante para nós eram as Grandes Navegações. O mundo europeu vivia seu momento de transformação após os diversos episódios de crise da Idade Média. E, quando se está em crise, o mais correto é procurar novas rotas. Daí que os grandes navegadores europeus marcharam em direção às Índias. O objetivo? Encontrar especiarias que valessem ouro e fomentar o comércio.

O contexto em Portugal

2

Os portugueses foram os primeiros a se lançar à procura de novas formas de auferir lucro. O Oriente era o lugar certo para conquistar tais especiarias, pois a economia andava muito bem em tais regiões. E qual era o contexto de Portugal?

Com uma burguesia rica, os grupos mercantis de Portugal eram ativos no comércio da Europa. Estavam sempre antenados. Atravessavam o estreito de Gibraltar e sempre faziam rotas interessantes. A monarquia portuguesa mantinha-se forte em 1385. No poder, D. João I da dinastia de Avis que tentou se ajustar aos interesses da burguesia e orientou a política do país a partir de transações comerciais em novas rotas.

Do ponto de vista interno e externo, Portugal não estava enfrentando guerras. Isso também facilitou para que os mares fossem sua ocupação. Diferente da Inglaterra e da França que enfrentavam a Guerra dos Cem Anos. Na Espanha, o contexto também não era favorável com a invasão dos árabes naquele território.

Além de todas essas benesses, a posição geográfica de Portugal era favorável a grandes descobertas. Todo voltado para o oceano Atlântico, podia abrir quantas rotas quisesse em busca de novos produtos.

Para chegar às Índias, Portugal pretendia contornar o continente africano. Queria seguir um rumo oriental. Mas, no meio do caminho, encontrou o rico Brasil. Ainda durante muito tempo, a rica monarquia portuguesa continuou navegando sozinha. Assim, conquistou a região de Ceuta em 1415 no norte africano. Ali fez sua primeira base na África. Depois, dominou as ilhas no Atlântico. O ápice acabou sendo o contorno do cabo da Boa Esperança, o que comprovou a ligação do Índico com o Atlântico. E então, como fica a compreensão de quem foram os descobridores do Brasil?

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados