Colégio Web

Dia Mundial da Voz – 16 de Abril

16 de Abril é o dia Mundial da Voz

Publicidade

A voz é um instrumento fundamental para o ser humano, é através dela que conseguimos nos expressar, trabalhar, cantar e como todos os órgãos do corpo humano, ela também deve ser bem cuidada, veja algumas dicas para cuidar bem da voz, e o que não é recomendado.

Não Recomendado

Os principais vilões da voz, são os cigarros e as drogas, essas que são consideradas substâncias químicas, fazem muito mal às cordas vocais, acarretando a doenças nas pregas vogais, além de causar rouquidão, garganta seca e tosse, podendo evoluir para doenças mais sérias como o câncer.

Além disso, consumir bebida alcoólica  pastilhas para garganta e bebidas muito geladas também são descuidos que fazem com que durante algum tempo, a voz seja prejudicada.

Boca

Recomendado

Dormir bem é fundamental para a saúde da voz, porque uma boa noite de sono, reflete na voz de uma pessoa que a usa diariamente.

Deixe sempre as pregas vocais hidratadas e uma solução para isso é o consumo de água, isso evita o ressecamento e fazem com que as cordas vocais sejam melhor aproveitadas.

Outra dica, é, fale num tom baixo, não grite, isso força as cordas vocais, ressecando-as e aos poucos debilitando a fala, fazendo com que haja rouquidão.

Consuma frutas, principalmente maçã, porque ela contém substâncias adstringentes que limpam as cordas vocais, chegando até aos pulmões.

Enfim, é possível cuidar da voz diariamente com pequenas ações diárias, mas se houver muita tosse, pigarros e incômodos  procure um médico Fonoaudiólogo que informará qual o melhor tratamento.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados