Colégio Web

A instalação dos primeiros engenhos

Publicidade

O Nordeste foi o maior produtor de açúcar do Brasil colonial

Os portugueses cultivavam a cana-de-açúcar no litoral nordestino, lá fazia muito calor, chovia muito e o solo era próprio para essa plantação,
Onde hoje ficam os estados da Bahia, de Alagoas, e de Pernambuco foram instalados os maiores engenhos daquela época.

O açúcar era vendido fora do Brasil

O objetivo dos portugueses era vender o açúcar na Europa.
A cana-de-açúcar era cultivada em grandes propriedades. Quanto maior fosse o tamanho da propriedade, maior seria a quantidade de açúcar produzida. 

Como eram os engenhos 

Engenho é o lugar onde se produzia o açúcar. Com o passar do tempo a palavra engenho passou a denominar propriedade. Assim fazia parte do engenho tudo que nela havia. Os engenhos eram constituídos por um imenso canavial, e por quatro tipos de casas: a casa grande era onde vivia o senhor do engenho e a sua família, a casa dos trabalhadores livres, a casa dos escravos que se chamava "senzala", e a casa do engenho onde se encontravam os aparelhos destinados ou fabrico do açúcar e havia um extenso terreno de canavial. Quem trabalhava nos engenhos eram os escravos que vinham de África.

A religião dos engenhos

Os portugueses procuravam preservar sua religião, que era católica.
Nos engenhos mais ricos, foram construídas capelas para as cerimônias religiosas. Algumas delas funcionavam no interior da casa-grande. Outras foram construídas num terreno elevado, próximo à casa-grande. Nas capelas, um padre residente ou vindo de fora realizava missas, casamentos, batizados e ensinava a religião católica para as crianças do engenho.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados