Colégio Web

São Paulo:a maior cidade do Brasil

Publicidade

São Paulo, a cidade dos arranha-céus

São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está localizado no sul da região Sudeste. Com mais de quarenta milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil e a terceira unidade administrativa mais populosa da América do Sul.

Indústrias e galpões na cidade de São Paulo.

Pobreza e riqueza convivem juntas

A riqueza de São Paulo aparece também nos bairros luxuosos da cidade e em construções grandiosas, como os edifícios da Avenida Paulista, as obras do metrô e os vários shoppings da cidade. Mas, ao lado de riqueza, podemos ver muita pobreza.

       
Cenas da cidade de São Paulo

A fundação do colégio São Paulo

Cerca de 450 anos atrás, em 1554, padres jesuítas e alguns índios construíram uma vila entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú. Nesse lugar, fundaram o Colégio dos Jesuítas em 25 de janeiro de 1554, ao redor do qual iniciou-se a construção das primeiras casas de taipa que dariam origem ao povoado de São Paulo de Piratininga.

Bandeirantes paulistas explorando o interior

No século XVII, as bandeiras, expedições organizadas para aprisionar índios e procurarem minerais preciosos no interior do Brasil, foram responsáveis pela ampliação do território brasileiro, mas não pelo crescimento econômico daquela área. Saíam de São Paulo, explorando sul e centro-oeste, além do estado de Minas Gerais.
Cerca de 300 anos atrás, São Paulo de Piratininga, como se chamava a pequena vila era um local isolado, distante das cidades litorâneas.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados