Colégio Web

Olhando para o céu

Publicidade

Por que vemos as estrelas tão pequenas?
As estrelas parecem pequenas vistas da Terra por causa da distância, mas elas são enormes, muito, mas muito maiores que nosso planeta.
Você sabe que quanto mais distante estiver o objeto dos nossos olhos, menor ele nos parecerá. Isso também é válido para as estrelas.

Para saber um pouco mais sobre as estrelas? 
Uma Constelação é um grupo de estrelas que aparecem próximas no céu. Elas podem, na verdade, estar bastante distantes uma da outra, e não ter nenhuma relação.
Todos os povos sempre observaram o céu, e projetaram nele imagens que faziam parte de sua vida diária. No hemisfério sul reconhecemos facilmente o Cruzeiro do Sul. As Três Marias são facilmente reconhecidas dentro do retângulo de Orion. Das constelações do zodíaco, Escorpião é a que mais se parece com o nome que recebeu.
No entanto, diferentes povos deram diferentes nomes a constelações, como mostra a Ursa Maior.
Ao todo conhecemos 88 constelações, que estão divididas em vários grupos.
Se você olhar para o Norte, à noite verá o céu um grupo de estrelas com o aspecto mostrado pela figura a seguir. Chama-se Órion, o caçador possante. Estas linhas da ilustração não existem no céu, só foram colocadas aí, ligando as estrelas, para ajudá-lo a ver a forma Órion.

   

As estrelas durante o dia 

Continuam no mesmo lugar, só que a luz do sol impede que a gente as enxergue. No entanto, elas estão lá, e são milhares. Nunca ninguém conseguiu contar todas as estrelas do céu, nem mesmo com os instrumentos poderosos. Existem mais estrelas que grãos de areia numa praia!
Quando olhamos as estrelas, não são elas que vemos, mas apenas o brilho delas! Isso dá uma idéia da enorme distância que estão de nós. A luz de uma estrela pode viajar milhares de anos no espaço até chegar aqui e, muitas vezes, quando chega, a estrela já nem existe mais.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados