Colégio Web

A paisagem do litoral

Publicidade

A baía de Todos os Santos

Através da baía de Todos os Santos, no passado, se transportava a cana-de-açúcar e alimentos até a cidade de Salvador.
Atualmente a baía continua transportando produtos e também é usada para turismo e esportes náuticos.
Com o aumento do número de habitantes nas cidades que ficam na baía, ocorre o aumento de problemas como o esgoto e o lixo, que afetam a saúde dos moradores e animais da região.
A baía de Todos os Santos, no litoral da baía abriga 56 ilhas e recebe as águas de muitos rios. 


Baía de Todos os Santos, no estado da Bahia. 

A pesca nas cidades litorâneas

Muitas cidades surgiram a partir de vilas próximas ao litoral, onde a principal atividade econômica era a pesca.
Muitos pescadores usam barcos pequenos e redes. Eles passam o dia pescando próximo ao litoral e voltam ao entardecer para vender parte do que pescaram. A outra parte é usada para alimentar sua família.
A pesca em alto-mar é praticada principalmente por empresas pesqueiras que usam grandes embarcações. Uma parte da pesca será vendida para fábricas, que podem congelar ou industrializar os peixes, produzindo, por exemplo, sardinhas em conserva.

O turismo nas cidades litorâneas 

As pessoas visitam as cidades turísticas do litoral, principalmente nas férias e quando é verão, pois há muito sol e calor.
Além das belas praias, algumas cidades oferecem outras opções de lazer, como hotéis, restaurantes, parques, museus, aquários marinhos e construções históricas.
Existem algumas cidades litorâneas no Brasil como Fortaleza, no Cearà, que são visitadas o ano inteiro, porque o ano todo faz sol e calor.

Trabalho no litoral

O turismo movimenta as cidades litorâneas.
Arrumadeiras, recepcionistas, vendedores, cozinheiros, garçons, guias de turismo são alguns exemplos de profissionais que trabalham em hotéis, restaurantes, lojas e agencias de turismo nas cidades do litoral.
Muitas cidades litorâneas desenvolvem o artesanato e atraem turistas de vários lugares do Brasil e de outros países.
As mulheres rendeiras, por exemplo, fazem toalhas, redes, tapetes, roupas, bolsas. Esses objetos são feitos de renda, algodão e outros materiais produzidos no próprio lugar.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados