Colégio Web

Barcos: Flutuando sobre as águas

Publicidade

Um meio de transporte econômico

As embarcações são os meios de transportes de carga mais baratos do mundo. Existem diferentes tipos de embarcações: os grandes e luxuosos transatlânticos, submarinos, barcos de pesca, veleiros esportivos, balsas, entre outros.


     Navio transatlântico.

O transporte pelas águas no Brasil 

Em algumas partes do Rio Tietê foram implementados sistemas de eclusas (construção que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há quedas de água) que melhoraram a manutenção da navegação fluvial. Muitas barcaças fazem o transporte da produção da região a um custo menor do que o do transporte rodoviário. 

 
Embarcação comercial do
Rio Tietê, no estado de São Paulo.

As embarcações são muito antigas

As primeiras embarcações foram construídas a milhares de anos atrás. Em canoas e balsas de madeira, produtos e pessoas eram transportados por pequenos trechos. Os navegadores usavam remos para mover as embarcações. 

Os barcos a vela

Por volta de 1200 antes de Cristo, outro salto tecnológico seria dado. Foi quando os egípcios tiveram a importante missão: defender o território dos ataques dos povos que viviam do outro lado do mar Mediterrâneo. Então inventaram os barcos a vela, movidos pela força do vento. Esses barcos tornaram as viagens muito mais rápidas.


 Embarcações em    madeira.

Recomendados para você

Comentários

+ Artigos relacionados