Recentemente a Comissão de Educação Cultura e Esporte do Senado Federal solicitou explicações através do Ministério da Educação sobre dificuldades impostas para a isenção de pagamento de taxa de inscrição do Enem 2017.

Saiba que em requerimento aprovado durante o último dia 23, foi solicitada a prorrogação das inscrições que foram encerradas há alguns dias, e a desburocratização do processo de isenção de taxa de inscrição.

A redução de dois milhões de inscritos no Enem entre 2016 e 2017 foi um resultado obtido a partir do aumento de taxa de inscrição que de R$ 68 passou para R$ 82, além das supostas dificuldades que foram impostas pelo órgão para acesso dos estudantes de baixa renda á gratuidade.

Existe a possibilidade de reabertura das inscrições, e o Mec aponta que este tipo de assunto deverá ser tratado com o Inep que ainda não deu uma resposta sobre o assunto.

Os pedidos de análise para o processo

Aos candidatos que tiverem direito a isenção de taxa de inscrição do Enem, solicitaram o benefício através do sistema, apesar disto, tiveram a Guia de Recolhimento da União a GRU que é gerada e poderão fazer o pedido de análise das determinadas situações.

Para esta solicitação deve-se entrar em contato com o órgão através do telefone 0800 616161 e posteriormente encaminhar os comprovantes de situação socioeconômica bem como de escolaridade.

A grande novidade surgiu de um acordo entre a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e o Inep, em um acordo firmado em reuniões realizadas na quarta-feira, depois da reclamação de uma série de estudantes.

As provas do Enem serão aplicadas nas datas de 5 e 12 de novembro, ou seja, dois domingos seguidos. Além disto, a divulgação do resultado está programada para a data de 19 de janeiro de 20189. Maiores informações quanto ao processo de seleção poderão ser adquiridas através do Edital do Enem 2017 ou ainda via telefone.